terça-feira, 5 de outubro de 2010

KenDo ( 剣道, ) - O Caminho da Espada ---- (parte 2)

  Conforme havia prometido, continuamos falando sobre KenDo, uma das artes marciais modernas japonesas que mais mantém valores ligados às suas raízes.
   Falamos, hoje, um pouco mais sobre a filosoafia do "Caminho da Espada", sobre o comportamento e e etiqueta com relação a mesma.
   Comecemos então, explicando sobre o local onde pratica-se KenDo, o Dojo. A origem desse termo remete ao local onde sacerdotes budistas recebiam os ensinamentos divinos e praticavam a meditação zazen. Dojo (道場), literalmente significa "Lugar do Caminho", tendo em vista que o KenDo é o caminho da espada e compõe-se de ensinamentos de moral, semelhante aos sacerdotes, justo chamar assim o local onde se pratica KenDo, de Dojo, um espaço sagrado para essa arte.
   Muito mais que um simples espaço de treino, o Dojo deve ser respeitado como se fosse a casa do praticante. Ademais, quando entramos em um Dojo, devemos rogar para que assim possamos receber a essência do espírito humano e de cordialidade, prometendo a Deus conservá-lo. Por isso que vemos praticantes de KenDo fazendo reverência ao se entrar no Dojo, não é apenas pura etiqueta, apenas para bonito, há um sentido filosófico complexo, até mesmo espiritual ao se fazer revência quando se entra no Dojo. O mesmo acontece quando se saí do Dojo, se faz reverência para agradecer aquilo que recebemos espiritualmente, aos colegas e sensei (professor, mestre) pelos ensimamentos trocados. Além do mais, por o Dojo ser considerado um local especial para os seus praticantes, tanto no Kendo quanto em outras artes, é comum o ato do Souji (limpeza), após os treinos. Além do benefício higiênico dessa ação, isso demonstra que o dojo deve ser mantido pelos alunos e não pelos funcionários. É uma forma dos alunos mostrarem a importancia do Dojo.
   Como percebido, KenDo e zenbudismo tem um forte laço, um elemento muito marcante desse laço na prática do KenDo, é o Mokuso (黙想). O que é isso?? Bem, antes de se começar a prática em si, em fila, por ordem de graduação, começando assim pelo sensei, os praticantes sentam-se em SEIZA (posição ajoelhada) e por alguns minutos realizam o  MOKUSO (Meditação em silêncio), semelhante ao que se faz no início das práticas do zazen budista. Essa meditação tem como objetivo limpar, equilibrar a mente, preparar o Kenshi (praticante) para receber devidamente as técnicas, sover sua real essência e filosofia - não apenas um método de defesa, de ataque, mas sim, um caminho, um instrumento para disciplinar mente, corpo e espírito.
   Com relação a filosofia dessa arte marcial secular, deve-se levar em consideração o seu conceito e objetivos, os quais foram cunhados em 1975,  pela FIK (All Japan Kendo Federation - Federação Japonesa de Kendo) com a finalidade de popularizar a prática correta do kendo.

Conceito:

"Disciplinar o caráter humano pela aplicação dos princípios da katana."

Objetivo:
"Moldar a mente e o corpo,
Para cultivar um espírito vigoroso,
E pelo treinamento rígido e correto,
Lutar para desenvolver-se na arte do kendo,
Obter respeito à cortesia e à honra,
Para relacionar-se com os outros com sinceridade,
E para sempre ter como objetivo o auto-aperfeiçoamento.
Dessa maneira será possível uma pessoa amar seu país e sociedade, contribuir para o desenvolvimento da cultura e promover a paz e prosperidade entre todos os povos."

Kendo Rinen (propósito do kendo):

 "É o caminho, a busca do aprimoramento humano por meio do aperfeiçoamento do manejo da espada."

- Nesse caso, fica claro que KenDo de má fé, não é KenDo!!! O KenDo sempre prima por esses princípios. Jamais tem caráter egoísta ou ímpitos violentos desenfreados. -

Kendo Shuuren no Kokoro Kamae (postura espiritual para o aperfeiçoamento do kendo):

"Dedicação permanente à prática do kendo "correto", por meio da busca do aperfeiçoamento da técnica de manejo da verdadeira espada com espírito e corpo, e com isto, fazer florescer a força espiritual com as características marcantes do kendo de respeito e moderação. E sobretudo, poder servir, com amor, à pátria e à sociedade, promovendo a paz entre as pessoas." Kokoro Kamae tem como significado literal, "postura do coração".
  Claro, que para os japoneses, esses conceitos propostos pela FIK não são novos. O conceito de "caminho" sempre esteve presente na essência do povo japonês, milenarmente corre em seu sangue e é o que sustenta sua forma de pensamento. No "Caminho da Espada" seu cerne é o processo de aperfeiçoamento da técnica e da prática que conduz ao desenvolvimento pessoal e espiritual e à formação do indivíduo.
Então, mais um pouquinho sobre essa que considero uma das mais belas artes marciais japonesas. Continuarei ainda escrevendo sobre KenDo, do meu ponto de vista - não quero fazer nenhum tratado, muito menos ditar o que é certo ou errado, até porque não sou uma autoridade nessa arte para poder fazer isso. Apenas quero dividir com vocês uma das minhas grandes paixões que é o KenDo. Nos proximos posts falarei sobre equipamento, técnicas e locais de treino. Aguardem!!! hehe

Referências:

http://www.cbkendo.esp.br/
http://www.nanbukan.com/
http://www.kendo.pt/AKP.htm
http://www.museikan.com/

* Todas as imagens foram retiradas do site Google.

3 comentários:

  1. Ainda mais legal e bem escrito que o 1° post ^^

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler tudo isso, vejo muitas semelhanças no KenDo e no Shorinji Kempo. Certamente isso se justifica, pois ambos são Zen Budistas. hehehe

    Um fato interessante é que eu não tinha pensando ainda em toda a filosofia que envolvia fazer a reverência ao entrar e sair do Dojo. Realmente é muito profundo a idéia toda, e com certeza saber disso deixará meus treinos ainda melhores.

    Ótimo post! Conte-nos mais sobre essa arte! ;D

    ResponderExcluir
  3. “MAKOTO NI ARIGATOU”
    É de muito importante levar o “ideal filosófico do Kendo” a mais pessoas e lugares através deste veiculo maravilhoso que é a internet.
    Minhas considerações pessoais são a de que: somente através da “vivencia” dentro deste contesto filosófico é que nos aproximaremos de seu propósito.
    No meu entender isto só é possível quando percorremos um “caminho” estudando-o e praticando todos os dias e aplicando-o em todas as áreas de nossa vida.
    Sinceramente muito obrigado.
    Sandro Santos (Associação Museikan de Kendo)

    ResponderExcluir