A esfera celeste não é magnífica?! Observar a noite estrelada é como contemplar uma das mais belas obras de arte criada pelo universo... Mas o céu noturno não serve apenas como "prato cheio" para inspirações poéticas ou cenários românticos. Pelo menos não para Astronomia que estuda detalhadamente a esfera celeste.
E um dos objetos de estudo da Astronomia são as constelações...
Mas o que são exatamente constelações?!
Constelação é uma região do céu, conforme proposto por Eugène Joseph Delporte em 1930 e adotado pela União Astronômica Internacional.
Ou então, podemos dizer, de forma mais simplista, que constelação é um aparente agrupamento de estrelas o qual os astrônomos da antiguidade acreditavam formar figuras de pessoas, animais ou objetos.
Cada estrela que vemos no céu é pertencente a uma constelação (em noite escura é possível observar em torno de 1500 estrelas). Assim, as constelações tem papel de auxiliar a separar o céu em porções menores.
Ainda com relação a antiguidade, esse "amontoado" de estrelas não tinha apenas a função de formar figuras, mais que isso, ajudava a identificar as estações do ano. De que forma isso é possível? Um exemplo é a constelação do Escorpião, típica do inverno do hemisfério sul. Escorpião em junho é visível a noite toda, marcando a entrada desse solstício.
Ao todo, existem 88 constelações divididas em dois grupos : As constelações clássicas e as modernas.
Legal, né?
Mas não acaba por aqui não, a proposta daqui para frente é mostrar um pouco sobre cada uma das 88 constelações... Aguardem!!!
Lista das constelações:
1) Andromeda
2) Antlia
3) Aquário
4) Aquila (a Águia)
5) Ara (Altar)
6) Apus (Ave do Paraíso)
7) Aries
8) Auriga (o cocheiro)
9) Boieiro
10) Caelum (o cinzel)
11) Camelopardalis (Girafa)
12) Cancer
13) Canis Venatici (Cães de Caça)
14) Canis Major (Cão Maior)
15) Canis Minor (Cão Menor)
16) Capricórnio
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário