sábado, 12 de abril de 2014

Cassiopeia - A gloriosa rainha celeste

Constelação de Cassiopeia
Cassiopeia é uma constelação próxima do polo norte celeste, com aproximadamente 30 estrelas visíveis ao olho nu. As constelações vizinhas são: Camelopardalis (a Girafa), Cepheus, Lacerta, Andromeda e Perseus.
Essa constelação pode ser observada durante o outono nas cidades localizadas no hemisfério norte, desde a latitude 0° Norte até 90° Norte. Suas cinco estrelas mais brilhantes, juntas,  formam um "W" e por esse motivo é reconhecida como "o W celeste", quando localizada abaixo do polo. Mas,  pode ser vista como um "M" quando está acima dele.


As estrelas que compõe o "W" da constelação de Cassiopeia são: Schedar (Alpha Cas.), Caph (Beta Cas.), Navi (Gama Cas.), Ruchbah (Delta Cas.) e Segin (Epsilon Cas.). A estrela Schedar é a considerada a mais brilhante da constelação. Schedar vem do árabe "shedir, que significa "seios". Para os países árabes a constelação de Cassiopeia é conhecida como Caph (nome da segunda estrela mais brilhante dessa constelação).


Cassiopeia vem da mitologia grega e tem relação estreita com a constelação de Andromeda. A figura formada pelas estrelas remete a uma figura humana sentada em um trono (só que de cabeça para baixo). Para os gregos, o fato de estar de cabeça para baixo é por causa de uma punição.
Cassiopeia era esposa de Cefeu, o rei etíope de Joppa (atualmente, Jaffa, em Israel), e mãe de Andromeda. A rainha Cassiopeia era muito linda, porém, bastante vaidosa. Diz-se em uma das vertentes da mitologia que certa vez a rainha comparou a sua beleza e de sua filha a das Nereidas, entre as quais se encontrava Anfitrite, esposa de Poseidon. Como punição a essa atitude, o deus dos mares exigiu que a bela Andromeda fosse sacrificada ao mostro Cetus para que o país não fosse afundado pelas ondas. Mesmo inconsolados, os pais acabaram por acatar com a exigência.
Andromeda foi acorrentada em um rochedo, mas para sua sorte, Perseu passava por ali, viu a princesa e por ela se apaixonou. Perseu disse que mataria o monstro e a libertaria caso ela casasse com ele. E assim foi feito. Para não ficar impune, Cassiopeia foi transformada em constelação e fica maior parte do tempo de cabeça para baixo.
O artista japonês Kagaya, homenageia essa constelação através de um desenho acompanhado de um poema:

Cassiopeia, por Kagaya.


A gloriosa rainha da antiga Etiópia

No céu do norte
ela está destina a sonhar um sonho eterno
sentada no pitoresco trono das cinco estrelas.

Em seu sonho materno,
a linda Andromeda sorri um sorriso encantador na brisa
em pé, ainda, no jardim com vista para o mar.

(Kagaya)




Fontes:
http://www.asmaravilhasdoceuestrelado.com.br/2013/10/cassiopeia.html
http://www.ccvalg.pt/astronomia/constelacoes/cassiopeia.htm

.

Um comentário: