quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fronteiras do Universo - His Dark Materials

    Fronteiras do Universo, para quem não conhece ou nunca ouviu falar, é uma trilogia premiada, escrita pelo inglês Philip Pullman. Essa trilogia se divide em: A Bússula de Ouro (Northern Lights), A Faca Sutil (The Subtle Knife) e Luneta Âmbar (The Amber Spyglass). 
    O enredo, basicamente, sim, porque não vou detalhar mais de mil páginas aqui (risos), conta as aventuras de Lyra Belacqua e Will Parry, duas crianças que viajam por dimensões, multiversos que são interligados entre si por uma suave "parede", que vivem fatos épicos a partir da decisão de salvar a existência desses dois universos.
    Em A Bússula de Ouro (Tomo I), narra a jornada de Lyra, uma garota que tem a habilidade de ler o aletiômetro (instrumento parecido com uma bússula que tem o poder de revelar o futuro). É intitulada como Língua Mágica pelo Rei dos ursos Iorek Byrnison. E por forças do destino, Lyra e seu Daemon (animal que personifica a alma de seu dono) entram na épica batalha cósmica entre os anjos rebeldes e A Autoridade.
    No tomo II, A Faca Sutil, Will Parry nos é apresentado. Ele é o portador da Faca Sutil e acaba se tornando companheiro de Lyra nessa jornada. Ao mesmo tempo que buscam encontrar pistas do paradeiro do pai de Will, eles tentam resolver um dos mistérios não desvendado no primeiro livro, a origem do "pó".
     Em Luneta Âmbar, tomo III, e infelizemente o último, a guerra cósmica começa. Nesse livro nos é esclarecido a origem do pó e tantos outros enigmas que nos são apresentados nos outros dois livros. Em Luneta Âmbar vemos os laços de Lyra e Will se estreitarem, eles descobrem que sua estranha ligação nada mais é do que amor.
     Apesar dessa obra, para Igreja Católica, ser de cunho polêmico, eu acredito que essa história nada mais é do que uma oportunidade de refletirmos sobre nossas origens, sobre o que acreditamos. Talvez o mundo não é tão certinho e padrão como nos apresentarão, não é? Além do mais, esse enredo é emocionante, é aquele tipo de livro que quando se começa a ler não se quer mais parar! É realmente fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário