domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Imortal Pantea - Guerreiras, Cap. 1

Eis aqui a primeira protagonista da nossa série "Guerreiras" e seu nome é Pantea. Quem foi ela? Uma das grandes mulheres que fez parte da história  persa.
Na monarquia da Pérsia, mulheres desfrutavam de um nível de igualdade semelhante aos homens, por isso existiam "imperadores" femininos que muitas vezes eram generais de guerra. Assim, as mulheres tinham papel ativo no governo persa.
E uma dessas mulheres que marcou sua história foi Pantea,  uma das maiores comandantes durante o reinado de Ciro, o Grande (559 a.C - 529 a.C.).
Pantea era esposa do general Aryasb (da dinastia Aquemênida) e desempenhou papel relevante na manutenção da lei após a conquista do Império Neo Babilônico.
Pantea foi comandante das forças de elite do império, fazendo parte do núcleo de elite e concomitantemente da guarda direta do rei. Essas forças de elite eram conhecidas como "Os Imortais" porque sua formação contava com dez mil homens, uma "muralha" humana quase indestrutível.
Para fazer parte desse grupo, os guerreiros eram treinados desde os sete anos de idade e passavam por duras atividades físicas e psicológicas.
A comandante Pantea fazia parte desse grupo de imortais... incrivelmente, Pantea tem o significado de "forte e imortal".


Comandante Pantea



A próxima "Guerreira" será  a egípcia Ah-hotep I. Aguardem!

Fonte: 

(Imagem retirada do site Google)

.

2 comentários:

  1. Uma sociedade bem diferente da nossa!!! Se bem que agora, com uma presidente, quem sabe alguma coisa no Brasil muda ein?

    ResponderExcluir
  2. sim! muito diferente... espero que mude haha

    ResponderExcluir