terça-feira, 26 de julho de 2011

Budapeste


Budapeste marca a quarta produção literária do compositor, cantor e escritor Chico Buarque de Holanda.
Budapeste tem como protagonista José Costa (ou Zsoze Kosta, seu nome em Búlgaro) é um escritor que vive nas sombras ('ghost-writer'), ou seja, autor que cria seus enredos, discursos, artigos e outros escritos anonimamente, concomitantemente em que testemunha outros conquistarem a fama por aquilo que ele criou.
José vive na cidade do Rio de Janeiro e é casado com a bela e supercial apresentadora de telejornal Vanda, que tem um filho seu, Joaquinzinho. Junto do amigo Álvaro Cunha, José é sócio de uma agência que produz textos anônimos para outros. Nesse enredo, o protagonista encontra-se imerso em profundas reflexões e frustações.
Entretanto, o destino de José muda completamente quando então no retorno de um Congresso de ghost-writers na Europa, acidentalmente vai parar em Budapeste, na Hungria.
Assim, o que inicialmente parecia uma cidadezinha cinzenta transforma-se em um local mágico. Aos poucos José torna-se  Zsoze e o idioma húngaro Auma paixão. Paixão esta que também é encarnada em Krista, sua amante.
Em Budapeste José desvenda uma nova identidade e todo misticismo do idioma, da cidade, das pessoas.
Budapeste é um livro pronfundo, intenso, sedutor! Tem poesia, tem alma!

E eu queria descobrir os pensamentos dela antes que eles se transformassem em palavras húngaras

Bela bela bela, branca branca branca, e era pobre o meu vocabulário”


Abaixo, o trailer do filme Budapeste o qual foi basedo no livro:




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário