Templo de Poseidon (Foto: Michelle Buss) |
O céu e o mar se misturam na paisagem mítica do Cabo de Souniun, na Grécia, próximo a cidade de Atenas. Nesse lugar encontra-se o templo do deus Poseidon, ou Netuno (para os Romanos), deidade do mar. O templo foi construído no século V antes de Cristo.
Esse local era especial para marinheiros e outras pessoas que faziam oferendas e sacrifícios de animais para o deus do mar, pedindo-lhe guia e proteção.
Segundo a mitologia, esse cabo foi o lugar onde Egeu se jogou ao mar. Seu filho Teseu havia combinado com ele que se vencesse o Minotauro içaria velas brancas, porém se morresse, no lugar das velas brancas seriam negras.
Teseu se esqueceu de içar as velas brancas depois de derrotar o Minotauro. Egeu ao ver as velas negras foi tomado por uma dor profunda, atirando-se no mar. É dele que provém o nome Mar Egeu.
Conta também a lenda que os gregos acreditavam que esse cabo, visto além mar, era considerado o fim do mundo. Isso porque o mar se apresenta como uma superfície plana e no horizonte há a presença de uma suave bruma.
Esse santuário tem sua primeira menção na Odisséia, epopéia de Homero que relata o regresso de Ulisses da Guerra de Tróia. O Cabo de Sounion aparece como o ponto onde Menelau detém sua marcha, também de regresso de Tróia, para enterrar o corpo de Phrontes Onetorides.
A arquitetura do templo é no estilo dórico. Nas ruínas também se encontra gravado o nome do poeta inglês, Lord Byron. Sounion é famoso pelo seu belo e incomparável pôr do sol.
Esse é um dos lugares mais lindos que eu já fui! A tonalidade de azul do céu e do mar é inegualável. O ambiente tem uma aura mística, uma energia incrível. Esse é um dos locais que ainda quero voltar a vistitar.
Cabo de Sounion. (Foto: Michelle Buss) |
Templo de Poseidon. (Foto: Michelle Buss) |
Templo de Poseidon. (Foto: Michelle Buss) |
.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs fotos estão perfeitas.
ResponderExcluirobrigada!
ResponderExcluir