sexta-feira, 28 de março de 2014

A quilha do navio celeste - Constelação de Carina

Nebulosa Eta Carinae
Carina ou Carena do Navio ou Quilha é uma constelação do hemisfério celestial sul. Suas constelações vizinhas são: Centaurus, Vela, Puppis, Pictor, Volans, Chamaeleon e Musca. Sua estrela mais brilhante é Canopus (segunda estrela mais brilhante do céu, perdendo apenas para Sirius).
Carina é na verdade uma das três partes, junto com a Vela e a Popa, da antiga constelação de Navio, que foi dividida em 1754 por Lacaille.
Segundo a mitologia grego Argos Navis (Navio), representava o navio que Jasão e os Argonautas usaram na sua busca pelo velocino de ouro. Do navio é apenas visível a metade posterior. Dizem que o resto da embarcação não é visível por estar envolta em nevoeiro, ou porque se refere ao momento em que o Argo se lançara na travessia dos Rochedos Azuis que estariam, por isso, a ocultar a proa.


Antigamente, para alguém que vivia no hemisfério norte, a estrela Canopus (a estrela mais brilhante dessa constelação) servia para indicar a posição do Pólo Sul. O nome da estrela tem conexão com outro episódio da mitologia grega, vindo da lenda da Guerra de Troia. Como a constelação de Carina fazia parte da gigantesca constelação de Argo Navis, à estrela mais brilhante foi dado o nome do piloto do navio, Canopus (piloto de Menelau em sua expedição para reaver Helena de Troia).


Outra explicação para o nome dessa estrela é oriunda do Copta egípcio, Kahi Nub ("Terra dourada"), fazendo menção a cor avermelhada como essa estrela aparecia no horizonte do Egito. Há também um antigo porto egípcio em ruínas, Canopus, que aparentemente recebeu o nome da estrela, localizado na foz do Nilo.
Na bandeira brasileira Canopus, representa o estado de Goiás, fazendo uma alusão a nau Argo e em memória da navegação.



Fontes:
https://www.eso.org/public/brazil/images/eso1031c/
http://www.siteastronomia.com/estrela-canopus-constelacao-de-carina
http://astronomia-para-amadores.blogspot.com.br/2012/03/quilha-carina.html


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário