domingo, 2 de maio de 2010

Bullying: Vozes do mal

    Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência tanto física como psicológica, praticados por um indivíduo ou um grupo que tem como objetivo intimidar, agredir ou maltratar um outro indivídio (ou grupo) incapaz(es) de se defender. O bullying pode ocorrer em diversas situações: na escola, na faculdade, local de trabalho, vizinhos... 
    O bullying é um dos piores e mais maléficos atos que um ser humano pode praticar, ele não necessariamente agride fisicamente a vítima, é mais cruel, ele fere, ataca o psicológico da pessoa. Milhões de vozes, de imagens, de agressões sussurrando, rondando, espreitando a vítima, perseguindo-a, na sua casa, antes de dormir, nos seus sonhos, na sua mente. O bullying provoca um eco de horror que não pára nunca de soar nos pensamentos do atingido. Ele ronda seus prazes, corroe sua segurança, destroe sua noção de paz e felicidade.
    Esse pandemônio é criado por crianças, adolescentes e adultos insensíveis, autoritários, arrogantes, preconceituosos, hostis. Através de perversas práticas como: Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada. Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade. Espalhar rumores negativos sobre a vítima. Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual  o agressor tenha tomado ciência. Transformam a pacata vida do cidadão atacado em algo mil vezes pior que o inferno.
    Qual é o problema em ser diferente? Qual? Nenhum, não é mesmo? Quem intitula que somos melhores ou piores que os outros? Quem? Dinheiro, roupas, status, sobrenome, nada disse importa, mas sim, nossa essência, nossa integridade, aquilos que somos. Isso, ninguém rouba, ninguém copia, e levamos conosco para toda vida. Isso é o que realmente nos faz únicos e especiais. 
   Quem sofre de bullying vive num verdadeiro caos, não piore isso, ajude silenciar todas as vozes despressíveis que assolam essas vítimas. Pense você, a pressão, o desgosto, a mágoa que eles sofrem... Você suportaria estar no lugar deles? Refletindo sobre esse fato, e com a proposta de criar um VT social é que a turma de Publicidade e Propaganda da Famecos, Audiovisual I / Manhã 2010/01, criou o vídeo abaixo. Estamos lutando para silenciar o bullying, e você??




Um comentário: