domingo, 25 de abril de 2010

Gentileza gera gentileza

    Quantas vezes durante o dia, na louca rotina, no burburinho, no corre-corre, nessa vida turbulenta, a gentileza marca sua presença? Sinceramente, muito pouca. E cada vez mais ela vai se tornando rara... Gentileza é uma das virtudes mais nobres que o ser humano pode cultivar. Não é complexa, não requer grandes esforços, apenas uma pequena força de vontade e sensibilidade. Na verdade, essa gentileza não passa de um hábito, muitas vezes passado de geração para geração, que nasce no âmago familiar, muita vezes gerado por pequenos gestos educados que vão se mesclando com nossa rotina. Tudo pode começar com um "Bom dia!" sorridente, ou com um "Posso ajudá-lo?", com um "Por Favor.", ou talvez "Com licença...". Singelas atitude assim fazem toda a diferença e dão início a um círculo de atos saudáveis.
    Afinal, gentileza gera gentileza. Vem dizer, quando alguém educadamente lhe dá "Boa Tarde", você não se sente mais confortável, propenso a dar início a uma conversa agradável? A gentileza tem o enorme poder de abrir portas para novos relacionamentos, de gerar um harmonioso convívio, de "desarmar" os corações mais amargurados, de nos fazer refletir sobre nosso comportamento. A gentileza nos faz mais leves, mais seguros, nos rodeia de pessoas amáveis. Claro, não estou dizendo que todos, inicialmente, irão responder no mesmo patarmar, até porque, por ser rara nos dias de hoje, a gentileza causa um pouco de estranhamento, mas, garanto a você, seu coração será preenchido com aquela sensação de: eu fiz a coisa certa.
     Como já dizia a música da grande cantora Marisa Monte: "Nós que passamos, apressados, pelas ruas da cidade, merecemos ler as letras e as palavras de gentileza."  Sim, nós merecemos!!! Mas, lembre-se, isso depende um pouco de nós.... Então, por que não começar agora mesmo a praticar essa virtude tão bonita, que nos faz tão bem? No fim, o esforço vai valer muito a pena, e você vai poder confirmar que gentileza, verdadeiramente, acaba gerando  gentilza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário