quarta-feira, 6 de março de 2013

A fluidez da forma: Sayaka Kajita Ganz


A arte de Sayaka Kajita Ganz tem um ponto peculiar: o movimento. Elas parecem correr, saltar, voar.
A artista japonesa cria impactantes esculturas inspiradas na natureza utilizando materiais recicláveis. Para ela, todos os utensilios esquecidos e que fazem parte do nosso dia-a-dia se convertem em matéria-prima para sua arte. Suas esculturas representam animais em movimento de uma forma poética e refinada, captando tais momentos que traduzem toda a intensidade, vitalidade e velocidade.
A filosofia da arte de Ganz está em um ponto sublime: a beleza está em todas as partes, mas às vezes é necessário uma mudança de perspectiva para encontrá-la. Sua fonte de inspiração é a natureza e a energia vital de animais, o vento, a corrente de água, as ondas e o tempo. O foco está no movimento e na direção que são exprimidos através dos detalhes em formato de ondulações e escamas.
Vista de perto, a arte de Ganz tem inúmeras lacunas em algumas áreas, entretanto, quando apreciadas de longe percebemos seu todo e sua grande beleza e harmonia. Através de sua arte Ganz transmite sua mensagem de esperança.

















.

2 comentários:

  1. O fato dela usar um material inusitado pra confeccionar a arte me lembrou Arthur Bispo do Rosário, um grande gênio. Ele utilizava sucata e até mesmo desfazia o uniforme do hospício pra utilizar a linha e o tecido. Semi-analfabeto, mas um grande poeta.
    Achei genial a postagem.

    ResponderExcluir