domingo, 10 de março de 2013

Capricórnio - A Cabra Celeste

Galáxia NGC 6907 da constelação de Capricórnio.

É a décima primeira constelação do Zodíaco, localizada na zona equatorial. Seu nome Capricornus vem do latim ("cabra de chifres") e é comumente representada por uma mística criatura, metade cabra, metade peixe. É vizinha das constelações, Áquila, Sagitário, Microscopium, Peixe Austral e Aquário. A maioria das constelações que fazem fronteira com Capricórnio são relacionadas com a água, explicando o fato de  Capricórnio estar localizada em uma área do céu conhecida como Mar.
Na Idade do Bronze, Capricórnio foi considerada um marco do solstício de inverno, pontuando o dia que marca a reversão da duração dos dias e noites, mais tempo de escuridão que luz.



Na Mitologia Grega, Capricórnio está associada a Amaltéia, cabra que amamentou Zeus em sua infância em Creta. O chifre quebrado de Almatéia, usado para alimentar o deus, transformou-se no corno da abundância ou cornucópia. Outras figuras que são referências dessa constelação são:
- O deus Pan, protetor dos bosques, campos e pastores quando foi atacado por Typhon, ele saltou para o Nilo para a proteção, foi então que a parte do seu corpo que estava acima da água manteve-se em forma de cabra, enquanto a parte imersa transformou-se em corpo de peixe.
- A figura dos sátiros, personagens lendários meio homens, meio bodes.


A constelação de Capricórnio é uma das 48 constelações que foram identificados por Ptolomeu, astrônomo que viveu no século II. .

Como forma de homenagear essa constelação o artista japonês Kagaya, tendo a mitologia e a posição estrelar como base, criou a imagem abaixo:





Pan é um brilhante e alegre deus do campo
Ele sempre gosta de tocar uma flauta feita de cana
e trotear em volta das árvores com ninfas bonitas
Mas, desta vez, ele metamorfoseou-se em uma estranha cabra
e está nadando na água.
Você se pergunta admirado por que ele está fazendo essas coisas?

(Kagaya)


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário