segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Interligados


O que eu penso sobre o futuro da humanidade?
Não tenho  anos de experiência ou sabedoria o suficiente para tecer profundas discussões sobre tal, entretanto, como um ser que gosta de se expressar, sinto a necessidade de dividir minha opinião.
O que eu vejo é uma humanidade um tanto egoísta e não estou falando apenas a nível de indivíduos, mas também de nações. Egoísmo no desejo violento de desenvolvimento econômico; na exaltação cega de qualidades; em empurrar a culpa de todos os problemas do mundo para outros países, em especial os menos desenvolvidos; em não ter responsabilidade o suficiente para abraçar seus deveres.
É muito fácil dizer: "O meu país é o melhor do mundo! O problema de poluição não vem dele, mas daquele país...". É muito fácil acreditar nisso, crer que o mundo pode estar pegando fogo, mas, como o incêndio não vem do sua pátria, não tem problema, afinal, ela está protegida com uma invisível e indestrutível bolha.
Não, não é assim que as coisas funcionam! Se o mundo viver uma catástrofe global, é claro que a sua pátria correrá o mesmo risco que as outras... Ficar empurrando o problema para outrem não vai solucionar nada, ainda mais se o assunto for de ordem vital.
Vamos ser sensatos e abrir nossos olhos: nações diferentes vivem em um mesmo mundo. Ou seja, querendo ou não, estamos todos interligados. E não adianta tentar levantar a bandeira de raças puras, de povos mais inteligentes, belos e limpos, porque, além de ser um conceito preconceituoso, muitos estudos já comprovaram que o mundo, atualmente, é bem "misturado".
Aliás, sejamos gratos a essa "mistura" porque, além de garantir a nossa existência, tornando nossa espécie mais resistente, ela é responsável pela beleza oriunda da miscigenação.
Vamos olhar também por uma ótica relativamente imparcial: todas as nações têm seus problemas particulares, não existe uma que esteja livre disso. Todavia, sejamos honestos em admitir que todas possuem riquezas e belezas culturais e locais.
Todas tingem de forma singular, criativa e incomparável a história da humanidade (por mais que existam semelhanças e inserções de outras culturas, cada qual é única). E é isso que as faz tão especiais. A perfeita harmonia dos diferentes tons faz com que a obra se torne inigualável.
Quanto aos problemas que nos assolam e que afetam o planeta, acredito que deveríamos refletir antes de simplesmente sentenciar, "isso é problema deles".
Não, não é apenas deles. É nosso; de todos! Manter o equilíbrio desse planeta que garante a permanência de nossa existência e de nossos descendentes é responsabilidade de todos!
Hora de abrir os olhos e clarear nossas mentes. Hora de despertar, arrancar a transparente cortina de arrogância e egoísmo que nos separa. Querendo ou não, estamos de alguma forma interligados... O mesmo céu, o mesmo sol, os mesmos oceanos, o mesmo planeta...
Vamos usufruir de todas as coisas produtivas que essa conexão proporciona. Estejamos cientes: se trabalharmos unidos, a descoberta de soluções será potencializada.
Não estamos aqui para simplesmente sobreviver; não estamos aqui para viver isoladamente, estamos aqui para coabitar - entre nós, a natureza e o planeta. Isso já toma uma pequena grande parcela do sentido da vida.


(Michelle Buss)




(Imagem retirada do site Google)
.

2 comentários:

  1. É isso mesmo Mi, o mundo precisa ter a compreensão do todo. O mundo é um só, e vivemos nele sob a mesma condição. Cada povo irá construir seu sentido e sua cultura, que é a forma de relação homem X natureza. Mesmo que cada cultura se constitui localmente algo em nós é comum, a interação, ou seja, o direito à interação. Mas se todos nós interagirmos ao bel prazer, então vamos perder ao mundo e a nós mesmos. Então, o mundo deveria estar aí continuando a viver, porém até quando? O mundo é finito, é limitado. Antigamente, antes dos humanos, se equilibrava, se renovava, mas agora, com esse mundo humano, social, histórico e cultural, o mundo não se renova mais. Vai se gastando. Definhando até não nos sobrar mais nada. O homem se espalha como um vírus e se não abrirmos mão de certas coisas da nossa vida, então não teremos mais vida. A interrelação entre os povos é uma coisa que precisamos repensar, o respeito é outro. Bom, enfim, falei demais né? Adorei o texto, principalmente, da frase: "Aliás, sejamos gratos a essa "mistura" porque, além de garantir a nossa existência, tornando nossa espécie mais resistente, ela é responsável pela beleza oriunda da miscigenação." A mistura garante a nossa existência, porque nos adaptamos à realidade. Mas até quando a realidade vai continuar existindo?

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com tuas palavras e amei tua interação com o texto! Adorei teu cometário, é isso aí Eduardo!

    ResponderExcluir