segunda-feira, 29 de outubro de 2012

58ª Feira do Livro de Porto Alegre


Nada melhor que no dia Nacional do Livro, falar sobre a Feira do Livro de Porto Alegre!
Esse ano a Feira do Livro de Porto Alegre está na sua 58ª edição, o tema é: (Abra um espaço para o livro). A Feira ocorre entre os dias 26 de outubro à 11 de novembro. Como sempre, a Feira tem uma programação repleta de eventos culturais, autógrafos, apresentações, oficinas e é claro, a presença de inúmeras livrarias e editoras.
Como gosto de dizer: nem natal, nem ano novo, nem páscoa, muito menos carnaval... minha época do ano favorita, aquela que conto os dias para chegar, é a Feira do Livro de Porto Alegre.
Adoro passear pela Feira e explorar aquele universo fantástico de conhecimento, cultura e história. Divirto-me demais descobrindo novos livros, resgatando alguns mais antigos (adoro livro antigo com capa dura!), observando a diversidade de assuntos.
Levo sempre uma listinha de livros para comprar (lógico que sempre tem as compras extras... impossível resistir)... Esse ano, fui prestigiar a Feira ainda no primeiro dia! Dentro da minha lista oficial estavam os títulos:

1) Memórias do subsolo (atualmente, Notas do Subsol), Fiódor Dostoiévski.
2) No caminho de swann, de Marcel Proust.
3) Papéis Avulsos, Machado de Assis.
4) Melhores poemas de Paulo Leminski.
5) Bashô um santo em mim, de Ricardo Silvestrin.

Nem bem pus os meus olhos nos balaios de saldos e instintivamente minha mão pousou em "O Profeta", de Khalil Gibran. Julguei essa ação inesperada uma conspiração do universo e, claro, TIVE que acabar comprando!  Depois dessa feliz aquisão, fui à procura do mestre Dostoiévski e do senhor Proust. Para minha tristeza, não encontrei os títulos que queria!!! Absurdo!! Heresia!!!! Ventos contrários! Mas tudo certo, encomendei-os em uma das tendas para pegar outro dia (no caso hoje!). Só que, eu não poderia voltar para casa inconsolada do jeito que estava... assim, resolvi dar uma observadinha nos títulos. Aí, quando menos esperava, deparei-me com "E o sol também se levanta", de Hemingway e "As viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, em edições antigas, com capa dura e folhas douradas. Como resistir??? Como? Não dá, tenho um fraco por livros!
Voltei para casa satisfeita com minhas compras (extras), enquanto prometia a mim mesma que não compraria mais nada além do combinado. 
Ah... mas as forças literárias da existência, quando se resolvem, são capazes de mudar destinos! Hoje, quando fui buscar o mestre Dostoiévski e o senhor Proust, deparo-me com o senhor Thomas Mann! Achei que ele seria tão bom amigo dos outros dois que acabei levando o duplo "Tonio Kroger e Morte em Veneza" - tudo obras dessas forças literárias da existência!
É... e estamos recém no quarto dia de Feira...
Até agora, comprei apenas 2 livros que constam em minha lista e 4 extras!!!!!! Melhor deixar para voltar à Feira apenas nos últimos dias, antes que eu compre mais alguns "intrusos". Entretanto, o bom de tudo (para meu alívio, aliás...) é que meu gasto foi bem pequeno comparado a quantidade. Cada livro saiu em torno de R$10,00. 
A minha próxima missão na Feira é buscar Machado de Assis, Leminski e Silvestrin!
Aguardem!!!




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário