domingo, 10 de agosto de 2014

O Livro Vermelho (Liber Novus)



Carl Gustav Jung, reconhecida figura a nível de cenário mundial, foi o criador da Psicologia Analítica, também conhecida como psicologia junguiana. Seu trabalho teve um amplo impacto além dos círculos profissionais: quando se pensa em psicologia os primeiros nomes que vem à tona são de Freud e Jung, tamanha a força que suas ideias tiveram e foram assim disseminada nas artes, no cinema, nas humanidades e cultura popular.
O Livro Vermelho de Jung, ou Liber Novus ("livro novo") é uma importante obra, a qual se manteve oculta por setenta anros, sendo apenas em 2009 trazida a público. Essa obra traz as vivências do psicoterapeuta, acompanhada de ilustrações produzidas pelo próprio Jung.
O livro inicia em dezembro de 1913, quando Jung tem uma visão enquanto viajava para visitar uma parente. A visão mostra uma Europa coberta por um mar de sangue, com milhares de cadáveres boiando, do norte até o sul A princípio, Jung acreditou estar sofrendo de uma grave crise psíquica, supondo que a visão era um prenúncio de uma doença mental. Pouco tempo depois na Europa eclode a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e então Jung pode compreender o sentido antecipatório da visão que tivera. As imagens que brotavam a partir daí em fluxo cauteloso em fantasias e sonhos falavam também de algo interno. Jung estava iniciando sua jornada interior, uma profunda transformação. 
O Livro Vermelho traz experiências vividas pelo psicoterapeuta, suas próprias Imaginações Ativas. Essa obra não é um simples relato de vida, mas a própria vida que tomou forma de palavra, uma busca pela verdade interior.


Para ver uma amostra do Livro Vermelho, basta acessar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário