sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vazios Volúveis - Leonardo MAthias



Vazios não tão vazio, vazios com sussurros, vazios oscilantes. Vazios Volúveis, exposição do artista paulista, Leonardo MAthias, em cartaz na galeria Arte&Fato até o dia de hoje, 10 de outubro.
O quanto o vazio é vazio? Essa pergunta ficou soando em minha mente enquanto eu me aventurava na exposição, ao lado da doutoranda em psicologia, Clarissa de Freitas. Vazios Volúveis tem algo de contemplativo, ousado, criativo e também perturbador. Perturbador, especialmente, porque provoca com a volubilidade do vazio, seus intervalos, os sussurros pairando no silêncio que tocam e sacodem a alma, levando-nos a um estado de perplexidade e reflexão. Tem o eco de um grito em Vazios Volúveis, tem intervalos de vidas, o confronto e o encontro do rosa com o azul, do azul com o rosa.
Clarissa me apontou para o diálogo que ocorria dos objetos expostos com os desenhos, o quanto um objeto pode ser lido de outra forma, sem deixar de ser o objeto, sem deixar de ser um fragmento da verdade. Também nos atentamos ao uso da transparência, da sobreposição, que provocam uma quebra: o quanto o que se vê é de fato o "objeto real"? Há uma brincadeira entre essa visão turvada, as quebras de tempo, as sobreposições construindo uma realidade que transita pela ordem do interno e teima em cruzar para o externo. Tem algo de poético, algo de repouso que oscila com momentos de conflito. A noite também se faz presente em Vazios Volúveis, a noite que muitas vezes é acompanhada do feminino. A noite que às vezes é um estado de alma... e o feminino que se mistura ao ambiente, tão sutilmente e tão presente, quanto a fragrância de um perfume que toma conta de um espaço.
Vazios Volúveis é uma experiência que acaba tocando todos os sentidos. Vazios nem sempre são tão vazios assim...



Horário: 14h às 19h (2ª a 5ª feiras) / 11h às 17h (6ª)
Local: Arte&Fato Galeria
Endereço: Avenida Protásio Alves, 1.893 - Petrópolis


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário