quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ciranda de Pedra

Fazia tempo que não falava sobre livros, então hoje resolvi fazê-lo! E tenho a honra de dividir com todos um livro de uma autora brasileira que para mim está entre as melhores,  Lygia Fagundes Telles.
Ciranda de Pedra é o romance dessa escritora que hoje apresento.  Publicado em 1954 e depois utilizado como base de duas telenovelas homônimas da Rede Globo, em 1981 e em 2008. Esse romance explora com intensidade as características psicológicas dos personagens.

Virgínia, a protagonista, vive uma infância complicada com pais separados. Que acaba sendo criada pela mãe, Laura, e seu médico neurologista, Daniel. A garota normalmente faz visitas a mansão do ex-marido de sua mãe, Dr. Natércio, onde sofre com conviver bem com as irmãs Otávia e Bruna, que vivem com o Dr. Natércio e com os seus vizinhos: Letícia, Afonso e Conrado (pelo qual nutre uma paixão).
Com a morte de sua mãe, Virgínia é internada num colégio de freiras. Ao se formar, retorna para a mansão do Dr. Natércio como uma nova pessoa - adulta e madura. Assim, ela passa a desvendar as várias fraquezas humanas das pessoas que, na infância, ela considerava semi-deuses. O nome do livro (Ciranda de Pedra) vem da comparação que Virgínia faz com Otávia, Bruna, Letícia, Afonso e Conrado com uma fonte existente no jardim da casa de Natércio, rodeada por uma ciranda de anões de pedra.  A ciranda dos anões é fechada e estática,  não permitindo jamais novos integrantes, da mesma forma acontece com que seus "amigos"em relação a mesma.







.



3 comentários:

  1. Segui um vídeo teu aqui no teu perfil e acabei achando outro da Mostra de Talentos Fameco.
    Guria tens certeza que és publicitária?
    Agora vou embora. Tchau.
    Adriane

    ResponderExcluir
  2. Pois é né?!

    A Mi tem "Alvará" pra ser publicitária mas também é um monte de outras coisas, todas encantadoras!

    ^^

    (viu só, não sou tão louco assim... hahaha)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito obrigada a vocês dois, fico muito feliz com essa percepção!

    ResponderExcluir