quarta-feira, 23 de março de 2011

A "Senhora da Terra": Ah-hotep I - Guerreiras, Cap. 2

Ah-hotep foi filha de Senakhtenré Taa I (XVII dinastia), esposa de Senakhtenré Taa II e mãe de Kamés (1555-1550 a. C.), da XVII dinastia, e de Ahmés (1550-1525 a. C.), que fundou a XVIII dinastia.  Percebe-se que uma mulher comum Ah-hotep I não foi... entretanto, não é o fato de ter sido rainha que a tornou admirável, mas sim, seu importante papel na libertação do Egito frente aos Hicsos, nas guerras e perseguições, além da pacificação do Alto Egito.
Ah-hotep I teve forte atuação no palco militar tendo um desempenho excepcional para uma rainha, transformando-a em corregente, provavelmente, nos primeiros anos de reinado de Ahmés, no arranque da XVIII dinastia e do Império Novo.
Assim, ao longo de sua história essa grande mulher recebeu diversos títulos, sendo um deles, conferido no templo de Karnak, como  nebet ta, "senhora da terra", formalizando a importância de seu papel governativo no Alto Egito.
Ah-hotep I viveu até os noventa anos e foi sepultada ao lado de Kamose, em Tebas. Armas e jóias (revelando o requinte, poder e a bravura da rainha) foram encontradas na tumba de Ah-hotep I, incluem um machado retratando Ahmose I derrubando um inimigo hicso e voando em direção à rainha, o que reafirma o sua atuação na expulsão dos hicsos.
O significado do nome de Ah-hopet é "a deusa Lua está satisfeita". E com um espírito valente desses, como a deusa não estaria em estado de satisfação?!



(Imagem retirada do site Google)


Fonte: RICE, Michael - Who´s Who in Ancient Egypt. Routledge, 1999.


A próxima "Guerreira" a ser apresentada é Fu Hao. Aguardem!!


*

2 comentários:

  1. Há uma série de 03 volumes sobre Ah Hotep e o fim do domínio Hicso primorosamente escrita pelo egiptólogo e romancista Christian Jacq. O Tíyulo da série é "Rainha Liberdade". Para quem gosta de ler, é um prato cheio!

    ResponderExcluir