segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Norwegian Wood - Haruki Murakami


Norwegian Wood é um romance do escritor japonês Haruki Murakami.
Tendo a canção dos Beatles, "Norwegian Wood", como título do livro e música favorita dos protagonistas, o romance transcorre no Japão dos anos 60. 
O enredo narra a iniciação amorosa do jovem estudante de teatro, Toru Watanabe. 
A pacata e mesmo monótona vida de Toru começa a rechear-se de reflexões afetivas e filosóficas quando este inicia um relacionamento com a namorada (Naoko) de seu melhor amigo recém falecido. Questões de vida e morte, amor e amizade assolam a mente do reservado e instrospectivo protagonista. Este faz um mergulho em suas lembranças e no entendimento do indivíduo em meio aos padrões da sociedade.
Se não bastasse, Toru, então, conhece uma jovem estudante de ideas revolucionárias (Midore). Mais uma vez, questões da dimensão do ser humano o permeiam.
Entretanto, é quando encontra Reiko, uma mulher mais velha, que essas indagações lhe são mais evidenciadas e desenvolvidas, especialmente as relacionadas à sexualidade, à nostalgia e ao sentimento de perda.
Três mulheres singulares, interessantes e cativantes, fazem os pontos de virada na vida de Toru. Cada qual incorporando um aspecto.
Norwegian Wood, explora meticulosamente o psicológico de seus personagens. É, também, repleto de referências pop com citações aos Beatles, Bill Evans, Miles Davis, literatura norte-americana, cinema e cultura européia.
Esse livro é um retrato perfeito da geração que quebrou tabus, que sobreviveu as viradas, que rompeu fortemente antigos padrões e comportamentos.
Pessoalmente, eu adorei essa obra.  Gosto do jeito que Murakami escreve e a forma com que ele nos envolve em sua literatura. Adentramos de tal forma no coração de seus personagens que chegamos a sentir suas angústias.


"And when I awoke,
I was alone,
This bird has flown."
(Norwegian Wood, The Beatles)



(Imagem retirada do site Google)


.

Um comentário:

  1. olá, parece ser bem interessante. Ops, acabo de ver com ocanto dos olhos que es tá lendo "Bartleby, o escriturário ", de Herman Melville ! Quando terminar ou quando tiver vontade poste sobre ele .

    Voltando ao teu livro: ele deve ter suponho, um jogo de tessituras bastante sutil , não ?

    ResponderExcluir