quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Carneiro Dourado - Aries


Aries, Arietis ou Carneiro é uma constelação do zodíaco, situada no hemifério Norte. Suas constelaçãoes vizinhas, conforme as fronteiras modernas são: Perseus, Triangulum, Pisces, Cetus e Taurus. Aries possui 8 estrelas principais, sendo Hamal sua Alfa.
Conforme a mitologia grega este era o carneiro cuja lã se transformou em ouro, intitulado como Velocino de Ouro, da busca de Jasão e os Argonautas. O carneiro, na antiguidade, também era um dos animais preferidos para sacrifícios em diversas culturas Meso-Orientais.


Ainda com relação aos gregos, conta  lenda que o carneiro da constelação de Áries fora o animal que carregou Frixo e Hele, filhos do rei da Tessália, através do Helesponto.
O deus Hermes enviou um carneiro que tinha o poder de voar para conduzir Frixo e Hele para longe de sua madrasta que os maltratava. No meio da viagem Hele teve vertigens e acabou por cair das costas do carneiro quando voava pelo estreito que divide a Europa da Ásia, uma massa de água a que os gregos nomearam Helesponto, que significa "Mar de Hele" e atualmente chamado de estreito dos Dardanelos. Chegando ao seu destino, Frixo sacrifica o carneiro em honra a Zeus e seu pelo de ouro entrega de presente ao rei Eetes.


A imagem do carneiro ascendeu as estrelas pelas mãos de Nubes. Essa constelação marca o tempo do ano em que o o grão deve ser semeado, porque Ino havia semeado antes do tempo o grão molhado, provocando a fuga de Frixo e Hele.
Áries é a primeira das doze constelações do Zodíaco.

Como forma de homenagear essa constelação o artista japonês Kagaya, tendo a mitologia e a posição estrelar como base, criou a imagem abaixo:




Em uma noite tranquila e estrelada,
O príncipe Frixos e a princesa Hele
deixam o país onde viviam
sem que ninguém os note.
Eles estão em direção a sua futura terra,
sentados em um grande carneiro de dourado.

(Kagaya)



Fontes:

http://www.explicatorium.com/As-constelacoes.php

(Imagens retiradas do site Google)


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário