domingo, 27 de maio de 2012

Cancer - O Caranguejo Celeste

Galáxia NGC 2775 da constelação de Cancer.

Cancer ou Caraguejo é uma das constelações do zodíaco, de brilho bastante tênue comparado as outras onze. É vizinha das constelações, acordo com as fronteiras modernas, de Lynx, Gemini, Canis Minor, Hydra e Leo. 
A estrela 55 Cancri desssa constelação possui um sistema planetário de cinco planetas. Em 1996 foi descoberto o primeiro planeta em torno dessa estrela e o mais recente em 2007.


A constelação de Cancer tem um papel significativo em muitas culturas. Na China, o aglomerado de estrelas dessa constelação é chamado de Sekishiki, que significa "buraco por onde as almas sobem para o além." Esse mesmo aglomerado era conhecido pelos cristãos como "Presépio" ou "Manjedoura" - duas estrelas representavam os burros que vigiavam o menino Deus.
Já os Egípcios pensavam que a constelação tinha o formato de um besouro,  símbolo da imortalidade. Os mesopotâmios criam que Cancer era o portal por onde as almas cruzavam para depois encanar. 


Em tempos antigos o Sol passou por Cancer em seu ponto mais alto. Os Gregos pensavam que ela era a constelação mais próxima dos deuses e a chamaram de Portão do Céu. Conforme a mitologia grega, o caranguejo era um dos animais benquistos pelos deuses, especialmente pela deusa Hera. A Hercules foi dado doze trabalhos sendo um deles o enfrentamento com a Hydra. Para ajudar a Hydra, Hera enviou o caranguejo, que, fiel, lutou bravamente até ser morto. Por essa atitude Hera decidiu colocar o caranguejo entre as estrelas.

Para homenagear essa constelação, o artista japonês, Kagaya, baseado na mitologia e sua posição estrelar criou a seguinte imagem:



No silêncio do lago,
as ondas batem suavemente sobre as pernas quebradas...
"Durma em paz no fundo do Céu azul."
Com a voz misericordiosa de Hera, a deusa dos deuses,
a figura do grande caranguejo sobe ao céu
para se transformar em estrelas, brilhando tênues e profundas.



Fontes:
http://www.astroyciencia.com/2007/01/15/historia-de-la-constelacion-de-cancer/
http://www.solotarot.com/la-constelacion-de-cancer/

.

Um comentário: