sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Prodígio Moderno do Origami: Akira Yoshizawa


Akira Yoshizawa (吉澤 章; 1911 - 2005) foi um artista japonês considerado um mestre do Origami.
Ainda pequeno, Yoshizawa  aprendeu sozinho a fazer origamis. Mas somente encarou o origami como caminho de vida aos 26 anos quando abandonou o trabalho para se dedicar integramente a essa arte. Nos vinte anos seguintes viveu na pobreza total, ganhando a vida vendendo tsukudani (um condimento japonês), de porta-a-porta. Apesar disso, o seu trabalho com o origami foi  considerado original e criativo para ser incluído no livro de 1944, Origami Shuko, por Isao Honda. Yoshizawa então começou a ganhar reconhecimento... 
Yoshizawa jamais quis vender suas figuras de origami, ele sempre tinha em mente que seu trabalho deveria ser doado como presente para pessoas. Ele emprestou muitos de seus próprios modelos de origami para outras exposições em todo o mundo.
Yashizawa é creditado por elevar a técnica de Origami a um patamar artístico, conforme as estimativas, ele criou mais de 50.000 modelos,  dos quais muitos foram diagramados em livros.
Durante sua carreira, Yoshizawa atuou como embaixador cultural do Japão. Em 1983, o imperador Hirohito o condecorou com a Ordem do Sol Nascente, uma das maiores honrarias destinadas a cidadãos japoneses.
Akira Yashizawa é considerado o prodízio moderno no Origami.










Fontes:
http://origami.about.com/od/History-Of-Origami/a/Akira-Yoshizawa-Origami-Biography.htm 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário