domingo, 11 de novembro de 2012

Crime e Castigo


Crime e Castigo é um livro do renomado escritor russo Fiódor Dostoiévski publiado em 1886.
Obra clássica da literatura universal, esse livro narra a trajetória de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem russo ex-estudande de Direito.
Vivendo em circustâncias miseráveis e angustiado por suas inquietações internas, Rodion depara-se com profundas reflexões espirituais e existencialistas. Guiado pelo desejo de realizar uma ação significativa e pondo em prática seu preceito (Rodion divide os indivíduos em ordinários e extraordinários, numa tentativa de explicar a quebra das regras em prol do avanço humano), buscando posicionar-se como um indivíduo extraordinário, o personagem esquematiza e concretiza a morte de uma agiota.
Após o crime, Rodion imerge em delírios, trava lutas com sua consciência, cai em profundas reflexões.
O estilo do mestre Dostoiévski é obscuro, quando menos se espera, o leitor é tragado para o sombrio, um mergulho nas inquietações, no drama psicológico de Rodion. O que é loucura? Cada ser carrega em si um traço de loucura? O limiar entre a sanidade e o delírios é muito tênue. Em elaborados jogos de palavras, malhas de pensamentos que configuram a trama, o leitor passeia pelos cenários de São Petersburgo, vivencia debates de temas referentes ao regime socialista e filosofia niilista, acompanha a trama de demais personagens que vão pintando sua presença no decorrer do romance.
Obra indicadíssima. Nos primeiros capítulos a leitura parece ser um tanto lenta, mas na medida que a estória vai se desenvolvendo, a trama prende o leitor. É um verdadeiro mergulho a um emaranhado de indagações, de atmosfera sombria e delirante em busca da redenção.




...

3 comentários:

  1. Olá Michelle, tudo bem ??

    A resenha e as impressões pessoais do livro ficaram muito boas.

    É um autor que permite inúmeras releituras.

    ----

    Gostei do novo visual do blogue, ficou mais clean.

    Há ! Sinto falta do "sininho" japonês que vc tinha anteriormente .

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Super obrigada! Fico feliz que tenhas gostado!

    Ah... pois é, resolvi dar uma mudadinha... achei aquele visual muito pesado. hahaha, então o sininho fez falta ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Sim gostava de ouvir seu sininho. Era poético.

    ResponderExcluir