quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Depois da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre...

Foto retirada do site Mundo das Tribos.

Enfim, passada a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre gostaria de contar quais foram minhas aquisições, sucessos e insucesso, surpresas.
Como já havia relatado anteriormente, fiz uma pequena listinha de livros que gostaria de obter:

1) Memórias do subsolo (atualmente, Notas do Subsolo), de Fiódor Dostoiévski.
2) No caminho de Swann, de Marcel Proust.
3) Papéis Avulsos, de Machado de Assis.
4) Melhores poemas de Paulo Leminski.
5) Bashô um santo em mim, de Ricardo Silvestrin.

No meu primeiro dia de Feira comprei livros fora dessa lista: "O Profeta", de Khalil Gibran; "E o sol também se levanta", de Hemingway; "As viagens de Gulliver", de Jonathan Swift. No segundo dia, adquiri: "Tonio Kroger e Morte em Veneza", de Thomas Mann; "No caminho de Swann, de Marcel Proust e "Notas do Subsolo", de Dostoiévski . Como só estive de passagem nessa segunda vez, não me detive em buscar por outras obras.
Resolvi regressar no antepenúltimo dia de Feira (doce ilusão de achar que talvez encontrasse algum descontro extra). O dia estava terrivelmente quente, pobres livros naquele calorão! Dessa vez, tinha posto na cabeça que eu traria para casa os demais livros da lista (e mais nada de extras!!) que eu ainda não tinha encontrado. Caminhei bastante, bastante mesmo. Fui em inúmeras barraquinhas atrás dos títulos... perdi o números de quantas vezes me responderam: "não temos!".
Dentre essas inúmeras negações, fiquei chocada quando um livreiro me disse com ironia que "Leminski é coisa rara" e ainda por cima "que era muito caro para se comprar". Como assim?? Agora sou um objeto de ímpar estranheza por admirar Leminski?! E mais, quem disse que não vale a pena pagar pelas obras dele?? Cada coisa que a gente escuta nessa vida... Mas não parou por aí, fui em outra barraquinha atrás de Leminski, Ricardo Silvestrin e Guilherme de Almeida... a reação não chegou a ser grosseira que nem a do livreiro anterior, mas esteve um tanto perto. Poxa vida, será que não se pode mais apreciar a boa poesia contemporânea?! Poesia também é literatura, oras!
No fim perdi a paciência de ficar andando e escutando impropérios. Assim, fui direto ao balcão de informações. Um rapaz muito gentil me atendeu. Indaguei quais livreiros vendiam Companhia das Letras, depois de sanada a dúvida, fui a caça! Nessa altura, já tinha desistido dos poetas, desejava pelo menos levar para casa Machado de Assis, editado pela Companhia das Letras. Graças a todas a luzes do Universo, consegui!!! Diferente de outros atendimentos, o pessoal que me vendeu "Papéis Avulsos" foi nota dez. 
Triste porque não tinha achado os poetas fui à banca da L&PM. Comprei "Contos Gauchescos e Lendas do Sul", de Simões Lopes Neto, com notas de Luis Augusto Fischer. Obra que já queria há tempos e que agora estava sendo solicitada a leitura para disciplina de Literatura Brasileira B.
Logo depois que pus os pés em casa, acessei meu Facebook, ainda estava indignada com a história do Leminski. Escrevi na minha linha do tempo o ocorrido. Bacana foi ver as pessoas compartilhando minha indignação. Mas o mais surpreendente, foi que senhor Ricardo Silvestrin se manifetou, foi super gentil me orientando onde poderia conseguir suas obras. E no fim, depois de dar salvas a Leminski e Guilherme de Almeida, disse: "Cada livreiro tem o livro que merece!". Disse tudo, senhor Silvestrin! Certíssimo!
Resumo da ópera dos livros adquiridos:
 
1) Memórias do subsolo (atualmente, Notas do Subsolo), de Fiódor Dostoiévski.
2) No caminho de Swann, de Marcel Proust.
3) Papéis Avulsos, de Machado de Assis.
4) O Profeta, de Khalil Gibran
5) E o sol também se levanta, de Hemingway
6) As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift
7) Tonio Kroger e Morte em Veneza, de Thomas Mann
8) Contos Gauchescos e Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto

4 comentários:

  1. Muito interessante o seu depoimento - reportagem.

    Da sua lista li alguns : Gulliver ( versão short para os íntimos) ; O Profeta e o Sol também se levanta.

    E muito interessante a repercussão via facebook, ferramenta que não uso, mas que vejo tem quando bem utilizado, ótima repercussão.

    bom feriado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      obrigada!

      Ah, sim, o Facebook, quando bem utilizado, tem ótima repercussão.

      bom feriado retinho de feriado!

      Excluir