domingo, 20 de julho de 2014

A Cruz de Brighid


Brighid também conhecida por Brigit, Bríde, Briget, Briid é uma Deusa muito popular na Irlanda. A palavra "Brig", em irlandês arcaico, significa força, poder. A popularidade dessa deusa é tamanha que o catolicismo acabou por canoniza-la, surgindo então a Santa Brígida de Kildare.
Tanto a deusa como a santa carregavam consigo a famosa "Cruz de Brighid", que é feita da palha de trigo, poderoso símbolo solar. Essa cruz é fixada nos telhados e no interior das casas e das portas dos estábulos para proteção das casas e animais.
É dito que nas ilhas Arann (na Irlanda), essas cruzes se conservavam a vida toda, servindo de um dato importante para se deduzir a antiguidade da morada, devido precisamente ao número de cruzes acumuladas.
As cruzes eram confeccionadas de palha de trigo, sendo o entrelaço feito da esquerda para direita, seguindo o curso do sol.

 

Como tanto a santa como a deusa são protetora das mulheres que estão para dar a luz, é um costume comum invocar essa divindade. Em Ulter, quando uma mulher está para dar à luz,  a parteira põe uma cruz de Brighid nos quatro cantos da casa e depois canta os seguintes versos: "Four corners to her bed, four angel at her head. Mark, Matthew, Luke and John; God bless the bed that she lies on. New moon,  new moon, God bless me. God bless this house and family."
Essa cruz também tem ligação com o fogo, com a lareira, com a cura e com a água. Abaixo, uma oração a deusa Brighid.

Brigid, deusa vitoriosa da luz,
Cubra-me com teu manto sagrado, 
Vigie-me sempre com teus olhos, 
Proteja-me com teu cajado, 
De manhã e até anoitecer, 
Por onde eu andar ou estiver,
De dia ou de noite, que eu seja sempre protegida, 
Honrada, acolhida e favorecida, 
Brigid, Deusa poderosa e protetora, 
Fique ao meu lado e seja a minha companheira, 
Minha conselheira, guardiã e defensora! 
 A Naoimh Bhrid Gui Orainn 

(pronuncia-se A Nem Brid Gui Orin que significa “Santa Brigid ore por nós”!)

.

Um comentário: