quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Melhor doces do que flores - 花より男

(Imagem retirada do site Google)
  
    Helo people!!
    Ou talvez, hoje, seja melhor dizer: Mina-san, konnichiwa!!! =]
   Seguindo esse clima todo oriental, hoje quero apresentar para vocês um dos meus seriados (dorama)  japoneses favoritas! Hana Yori Dango (花より男), cuja a tradução é, ‘Melhor doces do que flores’.
    Alguém já ouviu falar sobre esse seriado??? Pois bem, trago aqui minha opinião sobre o mesmo.
    Hana Yori Dango, é um mangá do gênero comédia-romântica criado por Yoko Kamio, é a série de mangás mais vendida no Japão. Ficou tão famoso que acabou ganhando uma adaptação (uma em desenho, outra em dorama) para TV, qual o sucesso rendeu versão cinematográfica.
    O enredo é o seguinte: Makino Tsukushi é uma garota de família humilde, que apesar das dificuldade financeiras, estuda numa das melhores escolas do Japão. Entrento, a escola (Eitoku Gakuen) é um ninho de gente extremamente rica, desde filhos de grandes empresários até mesmo de figurões da máfia japonesa. É nesse universo que Makino vive, ou melhor, sobrevive. A garota detesta a escola cuja as pessoas são extremamente arrogantes e mesquinhas, entretanto, fazendo valer o esforço de sua família que economiza e trabalha duro para que ela possa estudar lá, Makino aguenta "engolir sapos".
    O "tranquilo" destino de Makino dá um giro de 180º quando, para proteger uma amiga, ela enfrenta o destacado e famoso grupo de quatro rapazes, o Flower Four, F4 (flores no sentido de preciosos e porque os idogramas de seus sobrenomes referem a um tipo de flor). O F4 é formado pelos herdeiros das mais poderosas famílias japonesas. Esses garotos são os verdadeiros "reizinhos" da escola, quem atravessa seu caminho e se torna seu inimgo ganha uma tarja velha, o que significa que toda a escola deve desprezar essa pessoa.
    Advinha só? A nossa querida Makino é brindada com uma dessas trajas. Todavia, diferente dos outros, a garota se rebela contra o grupo, mostra sua fibra e personalidade, e que mesmo sendo pobre, é digna e valorosa. Resultado disso? Bem, depois de muitos "puxa tapetes" o F4 acaba "adotando" Makino por sua bravura, e quem era um verdadeira patinho feio acaba por se tornar um cisnei, até mesmo a história de Cinderela perde brilho frente a nossa jovem Makino.
    E o que mais acontece? Bem, convido que você leia ou assista Hana Yori Dango... Mas rola romance?? Siim, inclusive romances bem conturbados, mas muito bonitos. Amor é uma palavra que é tema de várias reflexões durante o enredo.
    Só por curiosidade, o nome da história vem do provérbio japonês "Melhor doces do que flores", fazendo referência ao Hanami (festival que celebra o desabrochar das flores de cerejeiras). Nesse evento, as pessoas se reúnem, em piquenique, embaixo das árvores de cerejeiras para apreciá-las enquanto celebram. Esse provérbio critica justamente aqueles que vão ao festival e preferem os doces do que as belas flores. Se mudarmos a leitura de kanji de ‘Dango’ para ‘meninos’, percebemos uma crítica àqueles que dão excessiva importância para o ideal romântico dos rapazes, como acontece com todos os integrantes da Eitoku Gakuen em relação aos F4, na história do mangá. A autora, Kamio, propositalmente estimulou essa mudança na leitura do kanji, de 'flores' para 'meninos', o que sugere que "Melhor meninos do que flores". Crítica interessante, não?!      

Quem são os garotos que formam o f4?!

*Tsukasa Doumyouji - o líder do grupo e herdeiro de uma grande corporação, com negócios pelo mundo inteiro.
*Rui Hanazawa - herdeiro de um famoso empresário.
*Soujirou Nishikado - herdeiro da mais poderosa escola de cerimônia do chá do país;
*Akira Mimasaka - herdeiro da Yakuza, poderosa máfia japonesa.

    É isso. Hana Yori Dango é uma história tocante, repleta de emoções extremas e de lições de vida! E para aqueles que estão dispostos a assistir o seriado, deliciem-se com os talentosos Jun Matsumoto (como Tsukasa Doumyouji) e Mao Inoue (como Tsukushi Makino).
    Ah, já ia esquecendo, como a série teve uma super repercussão em outros países também, acabou ganhando uma versão coreana(Boys Before Flowers), chinesa (Meteor Shower) e uma taiwanesa (Meteor Garden)! Agora duvida que não vale a pena conferir? (risos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário