domingo, 5 de junho de 2011

Aula Lendária - Paulo Seben


As aulas de Literatura Brasileira A  do curso de Letras da UFRGS já vinham me supreendendo, não apenas pelo fato de eu gostar muito do assunto, mas, em especial, devido ao talento e empenho do professor Paulo Seben.
Seben não tem em suas mãos apenas o conhecimento e a capacidade de transmitir o saber, muito além disso...  através de aulas criativas e carismáticas, o professor revela a seus alunos inúmeros motivos para se ter fascínio por essa disciplina. Ele não se detém apenas em ensinar o básico, o trivial. Seben extrapola as fronteiras do comum em análises e comentários que nos fazem compreender que, muito além de versos e palavras, a literatura tem um poder, uma magia sem igual. Muito mais que inspiração, beleza e entretenimento, a literatura nasce para ser mote de reflexões, de mudanças, de transformações. E tudo aquilo que se imaginava ser um lapso de talento do escritor é na verdade um fruto advindo de muito zelo e labor.
Mas quantas pessoas têm consciência disso?! Acredito que poucas... E admito que, antes das aulas de Literatura Brasileira A, eu fazia parte dessa massa. Méritos ao professor que é guiado a formar profissionais excelentes e inovadores.
E, falando em excelência, divido com vocês o real motivo que me fez escrever esse texto. Na segunda-feira passada (30/05), tive o grande prazer de estar presente em uma das aulas mais memoráveis da disciplina de Literatura Brasileira A. A aula lendária que ocorre do jardim do Instituto de Letras onde o assunto Castro Alves é debatido. Neste evento, professor Seben não apenas explanou sobre a escrita e obra desse poeta. Seben concedeu a seus alunos a experiência de vê-lo declamar Navio Negreiro, experiência esta que trouxe maior clareza da maestria desse poeta e do fato que literatura pode ser mais que uma arte. Literatura é também um instrumento que transporta reflexões, anseios e o princípio de modificar o mundo.



.

2 comentários: