sexta-feira, 10 de junho de 2011

O portador de Água - Aquarius


 A constelação de Aquário ou Aquarius é a décima primeira integrante do círculo das constelações dos zodíaco. Aquarius situa-se na região do céu que é conhecida como O Mar ou A Água, devido à proximidade  com as constelações de Cetus (a Baleia), Pisces (Peixes) e Rio Eridanus (Erídano).
Aquarius tem como significado "o portador de água" e muitas vezes sua imagem é relacinada  com a água da constelação de Erídano que flui por sua ânfora.
Conforme as lendas, Aquarius entrelaça-se com o aguadeiro Ganimedes, filho do rei Trós e da rainha Calírroe. 



Ganimedes era um jovem pastor dotado de extrema beleza, educação e amabilidade que até os próprios deuses o admiravam. Assim, um dia, Zeus enviou sua águia à terra com a finalidade de raptar o jovem príncipe. O pai dos deuses adorava Ganimedes e como forma de torná-lo imortal, concedeu ao mesmo a ambrosia, o néctar das deidades, transformando-o, dessa forma, no aguadeiro dileto de todos os deuses.
O rei de Trós, seu pai, por sua vez, sentia saudades do filho, e mesmo recebendo inúmeros e valiosos presentes de Zeus, a vontade de rever o filho não atenuava. Assim, com o intuito de acalentar as saudades do rei, Zeus colocou Ganimedes na esfera celeste para que seu pai pudesse vê-lo todas as noites.
A constelação de Aquarius data dos tempos da Babilônia. É tida como uma das maiores constelações do céu, entretanto, não possui estrelas muito brilhantes. 

Como forma de homenagear essa constelação o artista japonês Kagaya, tendo a mitologia e a posição estrelar como base, criou a imagem abaixo:





Gaminedes, um garoto, foi abençoado com tamanha beleza
que mesmo os deuses não podiam deixar de se apaixonar por ele.
Um dia ele foi levado para algum lugar por uma magestosa águia.
O tempo passou, e no Céu,
os deuses estavam fascinados com o jovem
que servia o néctar para eles em suas festas.
Dessa forma, Zeus, o senhor dos deuses
concedeu-lhe a imortalidade de um deus
e pôs sua imagem nas estrelas
que derrama água da chuva em direção a sua terra natal.

(Kagaya)



* Fonte:  http://www.explicatorium.com/

* Todas as imagens retiradas do site Google


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário