quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A intrigante arte de Zac Freeman

Sabe aquelas miudezas e quinquilharias que a gente põe no lixo? Coisas como pecinhas de LEGO, botões de roupa perdidos pelo chão, dados, missangas, teclas do teclado... enfim, esses tipos de objetos que muitas vezes cremos que são tralhas, são para o artista britânico Zac Freeman a alma de sua arte. 
No ano de 1999, Zac Freeman deu início a criação de obras de arte a partir de objetos coletados do lixo. Freeman usa como suporte para seus trabalhos um substrato de madeira no qual cola os pedaços de lixo que formarão uma imagem - normalmente rostos humanos.
Então, aquilo que visto de perto parece um monte que quinquilharia fixada num pedaço de madeira, de longe revela-se uma imagem perfeita. Aliás, vista de longa distância, é impossível dizer que são botões, peças de LEGO ou coisas do gênero os elementos que formam a figura.
Um trabalho bastante desafiante, intrigante e fantástico. Com uma riqueza de detalhes, de tons e contrastes... Um trabalho que nos faz refletir sobre o quanto de arte se pode criar a partir de coisas simples e que, nem tudo aquilo que contemplamos é sempre a verdadeira essência do que se é observado. 










(Imagens retiradas do site Google)


Gostou?? Então, acesse:
http://www.zacfreemanart.com/


.

5 comentários:

  1. Uma prova que a Arte vem de dentro para fora e não depende da nobreza dos materiais.

    ResponderExcluir
  2. Se esse artista passar aqui em casa, ele terá pelo menos mais uma década pela frente sem precisar de novas "matérias-primas", ré, ré: não jogo (quase) nada fora! Conhecendo teu espaço: gostei bastante! Vou ao outro neste exato momento! Grande abraço e apareça!

    ResponderExcluir
  3. Игорь, você tem toda a razão! Obrigada Dilberto, aparecerei sim!

    ResponderExcluir
  4. Muita criatividade e sensibilidade neste tipo de ARTE.

    ResponderExcluir