segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões


Desde pequena sempre fui apaixonada pela história de Robin Hood, o herói mítico inglês, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Que vivia na floresta de Sherwood e era exímio no arco e fecha. E que com o passar o tempo ganhou o título de "Príncipe dos Ladrões" ou  "Príncipe das florestas"...
Tal qual acontece com muitas lendas, a origem de Robin Hood é bastante diversa, uns dizem que ele fora cavaleiro de Rei Ricardo durante o século XIII; outros afirmam que Robin of Locksley (Robin Hood), filho do Barão Locksley era um cruzado e teve seu castelo destruído pelo príncipe John.
Uma das primeiras referências a esse herói surge no poema épico Piers Plowman, escrito por William Langand em 1377. E sua descrição é: livre e generoso diante aos olhos das pessoas humildes; problemático e temido perante aos ricos. Veste-se de verde e tem enorme habilidade com o arco. É rodeado de amigos, não teme nada e luta por aquilo que acredita.
Sua lenda teve força tamanha que espalhou-se pelo o mundo inteiro, fez parte das primeiras baladas medievais, configurou poemas, foi roteiro de teatro e filmes. Atualmente, a figura mítica de Robin Hood ainda perdura na literatura, cinema, séries de TV e outras manigfstações culturais e artísticas, apenas adaptada aos tempos atuais, é claro. 
Esse herói foi e sempre será símbolo da luta pela liberdade contra as leis injustas impostas pelos poderosos. 

Abaixo a lista de filmes com relação a Robin Hood:

- Robin Hood, de 1922. 
- As Aventuras de Robin Hood, de 1938 
- Rogues of Sherwood Forest, de 1950 
- The Story of Robin Hood and His Merrie Men, de 1952 
- Robin Hood, de 1973, em formato de desenho animado
- Robin and Marian,lançado em 1976 
- Robin Hood, o príncipe dos ladrões, lançada em 1991
- A comédia Robin Hood: Men in Tights, de 1993
- Robin Hood, de 2010

E por fim o trailer do filme lançado em 2010. Por sinal, excelente obra cinematográfica. Fotografia muito linda e trilha sonora impecável. O enredo também é bastante interessante, aprensentando uma nova personalidade de Robin Hood. O elenco, cenário e figurino também são maravilhosos.





(Imagem retirada do site Google)

Fonte:

Stephen Thomas Knight, Robin Hood: A Mythic Biography , Cornell University Press, 2003
.

2 comentários:

  1. Olá. Volto depois para ler com calma.

    Vi a versão de 2010. Eu gostei . Tem umas implicações interessantes com a magna carta de Jõao Sem Terra .

    ResponderExcluir
  2. Sim! Eu achei muito boa a versão de 2010... mostra uma questão mais social, política e econômica do que a lenda dita em si.

    ResponderExcluir