segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Amor, Lealdade e Amizade: Claddagh




Claddagh é o nome de um  vilarejo de pescadores situado fora dos muros de Galway na costa oeste da Irlanda. Mas o que torna Claddagh tão famosa não é a vila em si, mas a lenda por traz de um anel cujo o significado tem extrema importância.
Conta a lenda que há mais de 400 anos, na pacata Claddagh, viveu um mestre joalheiro chamado Richard Joyce. 
Antes de tornar-se mestre na arte das jóias Joyce foi pescador. Certo dia, enquanto pescava, o barco de Joyce foi capturado por piratas e seus tripulantes vendidos como escravos a um rico joalheiro Turco. Mas o infortúnio de Joyce não foi apenas a sua captura: exatamente naquela semana ele iria contrair matrimônio com a mulher que amava.
Os anos se passaram e não aconteceu o casamento. Joyce, com o tempo, tornou-se exímio artersão. Sem jamais esquecer sua amada, ele fez um anel de ouro para ela, onde no centro havia um coração que representava o amor, uma coroa que significava lealdade e nobreza e duas mãos representando a amizade.
Transcorrido oito anos Joyce finalmente consegui escapar de seus raptores e então retornar a sua vila. Lá, para sua felicidade, ele descobriu que seu amor nunca perdera a esperança do reencontro. Assim, ele deu o anel que tinha forjado a sua dama e finalmente se casaram.
Dessa forma o anel acabou convertendo-se em um símbolo relevante e carregando consigo o nome da pequena vila.  O anel Claddagh faz parte de um grupo maior de anéis chamados Fede (do italiano 'mãos na fé' 'mãos na lealdade'), cujo design era o de duas mãos se tocando, simbolizando fé, comprometimento e verdade, e que remontam aos antigos romanos.
Conforme consta a tradição tecida, se o anel é usado na mão direita, com a coroa de cabeça para baixo (invertida) significa que a pessoa que o usa é descomprometida. Se usado ao contrário, significa algum comprometimento.
Se o Claddagh é usado na mão esquerda, com a coroa apontando em direção aos dedos das mãos, o coração dela é totalmente comprometido com alguém.

Sozinho(a) : mão direita ponta do coração sentido ponta dos dedos 
Namoro :  mão direita ponta do coração sentido do pulso 
Noivado :  mão esquerda ponta do coração sentido ponta dos dedos
Casado(a) : mão esquerda ponta do coração sentido do pulso.

É verdade que para muitos, nos dias de hoje, esse anel não tem nada demais, não passa de um bem contado conto de fadas; ou então, de uma bela jogada de marketing. Realmente, numa sociedade que limita os relacionamentos ao sexo, ao dinheiro, à consquista e ao prazer, esse símbolo não tem sentido algum. Mas apesar de tudo, o Claddagh está aí, permanecendo intacto ao decorrer do tempo, ostentando seu significado: amar nobremente alguém que você partilha laços de amizade, confiança e lealdade. Não é um amor romântico ou fantasia, é um amor genuíno e sincero.






Fontes:

http://osparadoxos.blogspot.com/2009/05/anel-de-claddagh.html

http://www.joiabr.com.br/artigos/nov06.html


(Imagens retiradas do site Google)


.





Nenhum comentário:

Postar um comentário