domingo, 4 de setembro de 2011

Guerreira e Santa: Joana d'Arc - Guerreiras, Cap. 8




Joana d'Arc é considerada uma das mais ilustres mulheres guerreiras do ocidente.
Jeanne d'Arc (Domrémy-la-Pucelle, 6 de janeiro 1412 — Ruão, 30 de maio 1431), por vezes chamada de 'Donzela de Orléans', era filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romé.
Nasceu numa singela casa de camponeses e foi criada e educada para converter-se em uma boa esposa. Além disso, não recebera qualquer outro tipo de educação e era praticamente uma analfabeta.
Quando Joana completou seus treze anos de idade, passou a ouvir vozes divinas: Miguel Arcanjo, Santa Catarina e Santa Margarida. Essas vozes falavam-lhe sobre seu destino de salvar a França dos ingleses.
Este incidente ocorreu no ápice da Guerra dos Cem Anos, conflito entre as monarquias francesa e inglesa que se iniciou em 1337 e teve fim em 1453.
A jovem guerreira tinha apenas 16 anos de idade quando, seguindo os conselhos das vozes santas, decidiu que iria coroar o rei (Carlos VII, o Delfim). Ela tinha a convicção de que a paz só ocorreria quando a França viesse a se tornar mais forte e o Delfim recebesse a coroa na catedral de Notre-Dame de Reims, conforme a tradição.
Assim, guiada por esse ímpeto a jovem convenceu seu padrinho, um soldado aposentado, a levá-la até o nobre Roberto de Baudricourt, chefe militar e senhor local. Ela tentou persuadir o nobre a conceder-lhe um exércido, fato que não se concretizou num primeiro momento, mas que mais tarde, devido sua popularidade, coragem, força  e os juramentos de lealdade que os soldados lhe fizeram, não deixou alternativas a Roberto.
Trajando roupas masculinas, Joana e seus cavaleiros atravessaram as terras dominadas pelos inimigos até chegar a Chinon, local onde se encontrava Carlos, o Delfim.
No encontro com o futuro rei, a jovem moça já dispunha de enorme popularidade, entretanto, temeroso quanto a reputação de Joana, Carlos decidiu pô-la a prova: disfarçou-se de nobre e pôs-se a ficar em uma sala cheia deles. Segundo consta a lenda, a jovem guerreira guiada pelas vozes santas, sem jamais ter antes visto o futuro rei, o encontrou e curvou-se diante dele e, então disse-lhe: "Senhor, vim conduzir os seus exércitos à vitória."
Convencido quanto ao caráter e nobreza de Joana, Carlos entrega-lhe uma espada, um estandarte, suas bençãos e o comando das tropas francesas, com o objetivo de libertar a cidade de Orléans, que havia sido invadida pelos ingleses.
Comandando um exército de 4000 soldados a jovem guerreira consegue sua primeira vitória sobre o inimigo. Após uma série de embates, enfim, em julho de 1429, Carlos teve sua coroação na Catedral de Notre-Dame de Reims. Dessa forma, Joana conquistara seu objetivo maior.
Todavia, Paris ainda era controlada pelos inimigos, deixando o poder de Carlos VII instável. Assim, mais uma vez Joana tinge os campos de batalha com sua figura, só que dessa vez, ela não obteve sucesso. Inicialmente ferida por uma flecha em seu peito, fez com que o exercito recuasse... passado algum tempo de sua recuperação, Joana investe suas tropas na cidade  Compiègne. Nessa cidade a jovem guerreira foi derrotada e capturada, e então vendida a coroa inglesa que a submeteu a um tribunal de inquisição.


Bruxa e herege foram algumas das acusações de ordem religiosa que fizeram Joana ser levada à fogueira. No dia de sua execusão ela trajava um vestido branco e tinha apenas 19 anos. Suas cinzas foram jogadas no rio Sena com a finalidade de não serem objeto de adoração pública.
Anos mais tarde, em 1456, Joana foi considerada inocente pelo Papa Calisto III, e em 1909 a Igreja Católica autoriza sua beatificação vindo a se converter na santa padroeira da França.
Joana é o arquétipo da mulher guerreira e santa, ela foi a única pessoa registrada a comandar o exército de uma nação com apenas dezessete anos.

A fama de Joana d'Arc atravessou os tempos e transformou-se em temas de romances, teatro, games e filmes. Abaixo, dois trailer de duas versões da história de Joana d'Arc. A primera é a versão canadense e a segunda a americana.








 A próxima grande guerreira a ser aprensetada será Tomoe Gozen.
 

(Imagens retiradas do site Google)

Fontes:

http://www.joana-darc.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário