quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Pintora do Brasil - Tarsila do Amaral


Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das personagens centrais no campo da pintura durante o Movimento Modernista Brasileiro, ao lado de Anita Malfatti.
Durante a infância, Tarsila teve uma valorosa educação, tendo forte contato com a cultura européia que se refletiria mais tarde ao completar seus estudos em Barcelona, na Espanha.
Aprendeu a pintar em 1917, alguns anos após ter se separado do primeiro marido. Teve como primeiro tutor Pedro Alexandrino Borges, após algum tempo partiu para Paris onde estudou na Academia Julian e na Academia Emile Renard.
Apesar de ter tido contato com muitas vanguardas, a alma Modernista de Tarsila somente começou a florescer após retornar ao Brasil, em 1922. Em uma confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esse encontro transformou a forma de olhar de Tarsila, abrindo-lhe novos horizontes. O "Grupo dos Cinco", como eram chamados, agitou culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferências.
Tempo depois, na companhia de Oswald de Andrade, Tarsila retorna a Paris e inicia aulas de pinturas com cubistas, como Fernand Léger. No ano de 1924 retorna ao Brasil e, em uma viagem por Minas Gerais, Tarsila, segundo consta suas palavras, descobre as cores de sua infância e que viriam a se tornar a marca de suas obras.
"Encontei em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as para as minhas telas: o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante, ..."
Esse incidente influencia drasticamente em sua arte, ela passa a usar essas tonalidade e a pintar paisagens e elementos puramente brasileiros. Tarsila afirmava almejar ser a pintora do Brasil. E esta fase da sua obra é chamada de Pau Brasil.
Foi com a criação do quadro 'Abaporu', um presente da artista a seu marido, Oswald de Andrade, que Tarcila entra na fase Antropofágica. Nesta etapa os laços do Movimento Modernita são fortalecidos. Oswald inspirado em Abaporu escreve o Manifesto Antropófago e fundando o Movimento Antropofágico, que tinha como norte deglutir, engolir, a cultura européia, que era vigente na época, e transformá-la em algo essencialmente brasileiro.
Em 1931, a bela artista, já separada de Oswald e morando em Moscou, vive sua fase Social e Neo Pau Brasil, na qual suas telas são tingidas pela temática do operariado. Entretanto, tal fato não cria raízes profundas, Tarsila abandona tal tema e regressa ao Brasil, onde trabalha por um tempo como colunista nos Diários Associados por muitos anos.
Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964.
A pintora finda seus dias em São Paulo, morrendo com 86 anos; deixando profundas mudanças na arte, no pensamento e no jeito brasileiro.


Manteau Rouge (1923)

Negra (1923)

Carnaval em Madureira  (1924)

Abaporu (1928)

A Lua  (1928)

Operários  (1933)



Fontes:
http://www.tarsiladoamaral.com.br




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5 comentários:

  1. Nunca tinha visto esse "A Lua". Maravilhoso.

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  2. Tarsila foi uma grande pintora brasileira, que se orgulhava por retratar imagens tipicamente brasileiras, independente das opiniões alheias. Viva "A Pintora do Brasil" que será eternizada na arte brasileira.

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  3. É verdade! Ela foi realmente uma artista e tanto!

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  4. oi este artis pinta de mais

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