domingo, 20 de novembro de 2011

A Honorável e Bela Samurai: Tomoe Gozen - Guerreiras, Cap. 9




Samurais e ninjas não só marcaram a história do Japão, como também, contruiram parte do seu imaginário. É muito comum ouvirmos falar dessas castas de homens guerreiros, entranto, não foi apenas o sexo masculino que tingiu presença nas batalhas do passado nipônico. As mulheres, também tiveram atuação importanto no contexto militar.
Dentre as guerreiras mais famosas, destacou-se Tomoe Gozen. "Tomoe" tem como significado 'círculo perfeito', e Gozen, por sua vez, é o título, 'senhora'.
Tomoe era uma figura tão importante, que seu nome consta nos Contos do Heike, documento antigo antigo, que narra como uma mulher bela e excelente espadachim e arqueira, tão exímia quanto qualquer um de seus companheiros masculinos.

"Tomoe era especialmente bela, com pele branca e atributos graciosos. Ela era também exímia arqueira e como espadachim valia por mil homens, pronta para confrontar um Demônio ou um Deus, montada ou à pé. Ela domava cavalos ariscos com incrível halidade; ela cavalgava inabalável descidas perigosas. Quando a batalha era iminente, Yoshinaka a mandou como seu primeiro general, equipada com uma resistente armadura, uma espada enorme e um magnífico arco, e ela mostrou ter mais valor que quaisquer outros guerreiros." (Contos do Heike)

Tomoe era discípula e também amante de Minamoto Yoshinaka. Ela foi uma samurai durante a Guerra Gempei (1180-1185), uma guerra determinante para história dos guerreiros japoneses, que institui um governo regido por bushi (guerreiros).
Quando Yoshinaka consquistou Kyoto do clã Taira, esse revelou o desejo de ser líder do clã Minamoto. Porém, seu primo Minamoto Yoritomo, mostrou-se contrário. Os guerreiros de Yorimoto e Yoshinaka se confrontaram na Batalha de Awazu. Lá, estava Tomoe ao lado de seu amado e mestre Yoshinaka.
Todavia, Yoshinaka estava em desvantagem, sendo assim, vencido e morto. O paradeiro de Tomoe é um mistério. Alguns contam que seu amado a mandou fugir, entretanto, ela se recusou e morreu ao seu lado. Outros afirmam que ela fugiu e desistiu do caminho da espada, refugiando-se em um convento até o fim de sua vida. Alguns dizem ter visto Tomoe vagando com a cabeça de uma samurai na mão - a qual teria pertencido a Yoshinaka - e depois disso realizou o seppuku, suicídio ritualístico dos samurais.


Tomoe Gozen, indiscutivelmente, foi uma figura marcante, enigmática e bela. Ela fez parte do grupo de mulheres japonesas que teceram seu papel na história política e militar do país do sol nascente. Fica apenas uma questão: o que mais reluzia nos embates que Tomoe participava? O fio de sua espada ou o brilho de seus olhos? 


A próxima grande guerreira a ser aprensetada será, Judite da Etiópia.



 Fontes:

Turnbull, Stephen. Samurai Women 1184-1877.

http://www.heihou.com.br/bujutsu/index.php?option=com_content&view=article&id=148:tomoe-gozen&catid=45:personalidades&Itemid=76 



(Imagens retiradas do site Google)

.

3 comentários:

  1. Interessante essa história. A história está cheia de personagens não tão conhecidos, mas muito importantes. Você também pode falar sobre Maria Quitéria, que é conhecida como a Joana D'arc brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vou adicionar na lista Maria Quitéria. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem voce nao se esqueça de postar sobre Hatshepsut, Boudica - nossa querida Ana Neri, nossa herança de divida Olga Benario Prestes e algumas rainhas e guerreiras da África como Tiye, Makeda, Nzingea, Nehanda e ai por diante, pois a nos e negado o conhecimento de que as mulheres também fora grandes na historia.

      Excluir