quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Cocheiro Celeste - Auriga



Auriga (Aur), o Cocheiro, é uma constelação do hemisfério celestial norte. Está posicionada entre as constelações de Gêmeos e Perseu, ao norte da constelação de Órion. Tem o formato de um pentágono sustentado pelas estrelas Alfa de Auriga (Capella), Beta de Auriga, Iota de Auriga, Teta de Auriga e a intrusa Beta de Touro.
É detentora da sexta estrela mais visível do céu noturno. A constelação  representa um homem que tem na mão direita um chicote, enquanto a mão esquerda segura (em algumas ilustrações, sustenta nas costas) uma pequena cabra, "Capella".

 
Por ser uma constelação conhecida dos povos antigos, muitas conexões eram feitas a ela. Para os assírios, Auriga era vista como um carro de guerra. Já os gregos, em uma de suas versões,  viam-na como um carro inventado por Erictonio ou Erictonios, herói ateniense. Conforme esta lenda, esse herói nasceu do sêmen do deus Hefesto que fecundou Gea enquanto tentava violar Atena. A Via Láctea era considerada o sêmen de Hefesto que cruzava a constelação de Auriga enquanto este perseguia Atena.
Atena, compadecida com a situação acabou por educar Erictonio que se tornou um jovem talentoso e brilhante. Erictonio criou o carro com a finalidade de se sair vencedor em uma competição com o deus Hermes. Por esse feito, Zeus o honrou com uma constelação.


Outra lenda grega, trata de Mirtilo, filho de Hermes e de Mirto, cocheiro de Enomau. A filha desse último, Hipodâmia, tinha muitos pretendentes. Com a finalidade de não casar a filhae e assim evitar o oráculo que anunciava que seria morto pelo genro, Enomau propôs uma corrida de bigas; o vencedor casaria com a filha e aos perdedores seriam fadados a morte. Entretanto, o que ninguém sabia era que seus cavalos eram divinos e sempre ganhavam. Um dia  se apresentou Pelops, de quem Hipodâmina se apaixonou imediatamente. Juntos, conseguiram convencer Mirtilo (o cocheiro), para que este perdesse a corrida; em troca ele ganharia metade do reino e a primeira noite de Hipodâmia. Por sua vez, Mirtilo trocou os contrapinos  do carro de ferro por cera, provocando um enorme acidente durante a corrida, que tirou a vida de Enomau.
Depois da vitória, Pelops mata Mirtilo, jogando-o ao mar. Em sua queda, Mirtilo amaldiçoa toda raça de Pelops. Hermes, vendo a morte do filho, o eterniza-o no firmamento.


Com relação a estrela de Capella, conforme a mitologia, é Amaltéa, ninfa filha do rei de Creta que cuidou de Zeus quando ele ainda era bebê e se refugiava da voracidade de seu pai, Chronos, que queria devorá-lo. Capella seria a própria cabra que amamentou Zeus.



(Imagens retiradas do site Google)

Fontes:

http://www.mallorcaweb.net/masm/Aur.htm
http://www.zenite.nu/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário