quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Surrealismo de Joan Miró



 "Eu não invento nada, está tudo aqui! É por isso que tenho de viver aqui!."
 
(Joan Miró)



Joan Miró i Ferra foi um importante pintor,  escultor, gravador e ceramista surrealista catalão.
Quando jovem foi aluno da Escola de Belas Artes de Barcelona e da Academia Gali. Foi sua ida a Paris, depois de completar seus estudos, que o fez entrar em confluência com o fauvismo e dadaímo. Essa visita mudou a percepção de Miró com a pintura, impulsionando criar uma linguagem muito livre e pessoal com esta arte.
Essa linguagem é recheada de uma fantasia naif - sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Suas telas apresentam, frequentemente, o colorido e o guache, sobre imagens infantis de pessoas, animais e coisas.
Miró criou em sua pintura meios de expressão metafórica, comum dos artistas dadaístas e surrealistas, guiando-o nas décadas de 1920 e 1930 a focar-se ao trabalho surrealista e simbólico.
O trabalho desse artista com o passar do tempo tornou-se reconhecido. Sendo, em 1954, agraciado com o prêmio de gravura da Bienal de Veneza. Em 1968 foi nomeado pela Universidade de Havard, doutor honoris causa  e em 1980 recebeu do rei Juan Carlos I da Espanha, a Medalha de Ouro de Belas Artes.
Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, aos 90 anaos. Deixou uma vasta obra caracterizada pela utilização de matizes fortes e alegres; com formas dinâmicas, livres e bem-humoradas, que sugerem imagens vistas em sonhos.


'Maternidade' - 1924

'Números e constelações em Amor com uma Mulher' - 1941

'O Carnaval de Arlequim' - 1924

'A mulher e o gato' - 1959

'Horse, Pipe, and Red Flower' - 1920

'Despertando o Amanhecer' - 1924


Fonte:
http://wellingtonbarcelos.blogspot.com/2010/12/joan-miro-i-ferra-vida-e-obra-breve.html
http://www.fundaciomiro-bcn.org/

(Imagens retiradas do site Google)
.

2 comentários:

  1. Olá Michelle li que muito das coisas criadas por Miró, segundo ele mesmo, vieram da fome.

    Hoje penso que não era uma fome somente física.

    post muito bonito!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Eu li também a respeito disso. Muitas das criações de Miró surgiram da sua fome. Segundo algumas fontes que li, essas criações eram elaboras geralmente ao entardecer, no final do dia, quando Miró não tinha o que comer. E sem dúvida, a fome de Miró não deveria ser apenas física...
    mas o mais incrível é a genialidade de Miró em transformar a fome em arte! Apesar de tudo que passou, ele soube transcender!

    ResponderExcluir