domingo, 27 de novembro de 2011

O Palhaço


Filme simplesmente sensacional! Lindo mesmo. Adorei o enredo, a fotografia, cenários, figurinhos, os atores e a trilha com aquela batida circense foi realmente muito bom. Os filmes brasileiros têm me surpreendido e "O Palhaço" se enquadra nessa categoria.
Uma jornada de autodescoberta, cheia de douçura. O filme conta a história de Benjamim (Selton Mello), que vive nas estradas trabalhando na trupe do Circo Esperança como palhaço. Ele e seu pai, Valdemar (Paulo José), formam a divertida dupla de palhaços, Pangaré e Puro Sangue. Essas duas figuras não são  apenas responsáveis por arrancar risos do público, como também, de coordenar a trupe.
O filme se passa, talvez, na década de 1980, no interior do Brasil. E mostra o conflito que Benjamim vive, "Eu faço o povo rir, mas quem vai me fazer rir?". Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência, criando uma metáfora com o fato do protagonista estar confuso quanto aquilo que o faz feliz e quanto aquilo que realmente ele é.
Esta é uma linda e emocionante jornada de descoberta, regada com aquele antigo humor e magia circense pouco visto nos dias atuais.



.

2 comentários: