domingo, 3 de abril de 2011

Esfera Celeste



A esfera celeste não é magnífica?! Observar a noite estrelada é como contemplar uma das mais belas obras de arte criada pelo universo... Mas o céu noturno não serve apenas como "prato cheio" para inspirações poéticas ou cenários românticos. Pelo menos não para Astronomia que estuda detalhadamente a esfera celeste.
E um dos objetos de estudo da Astronomia são as constelações...
Mas o que são exatamente constelações?! 
Constelação é uma região do céu, conforme proposto por Eugène Joseph Delporte em 1930 e adotado pela União Astronômica Internacional.
Ou então, podemos dizer, de forma mais simplista, que constelação é um aparente  agrupamento de estrelas o qual os astrônomos da antiguidade acreditavam formar figuras de pessoas, animais ou objetos.
Cada estrela que vemos no céu é pertencente a uma constelação (em noite escura é possível observar em torno de 1500 estrelas). Assim, as constelações tem papel de auxiliar a separar o céu em porções menores. 
Ainda com relação a antiguidade, esse "amontoado" de estrelas não tinha apenas a função de formar figuras, mais que isso, ajudava a identificar as estações do ano. De que forma isso é possível? Um exemplo é a constelação do Escorpião, típica do inverno do hemisfério sul. Escorpião em junho é visível a noite toda, marcando a entrada desse solstício.
Ao todo, existem 88 constelações divididas em dois grupos : As constelações clássicas e as modernas. 
Legal, né?
Mas não acaba por aqui não, a proposta daqui para frente é mostrar um pouco sobre cada uma das 88 constelações... Aguardem!!!



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário