sexta-feira, 22 de abril de 2011

A princesa acorrentada - Andromedae



Andromedae ou Andrômeda é uma constelação do hemisfério celestial norte pertencente a família de constelações de Perseus. As três estrelas mais brilhantes dessa constelação boreal são Sirrah (alfa) e Mirach (beta). Andrômeda tem forma de V e pode ser vista a olho nu mais facilmente no hemisfério norte durante o outono. 
As constelações vizinhas são Perseus, Cassiopéia, Lacerta, Pégaso, Peixes e Triangulum.
Conforme a mitologia grega, Andrômeda era filha de Cassiopéia e Cefeu, rei da Etiópia.  Consta que a mãe de Andrômeda afirmava que ela era mais bela do que as ninfas do mar, as nereidas. 
Indignadas com a arrogância de Cassiopéia, as nereides reclamaram a seu pai Poseidon.  Tomando as dores de suas filhas, o rei dos mares ameaçou o reino da Etiópia com uma enchente e um monstro marinho (Cetus).  Avisado por seu oráculo, o rei descobriu que só poderia salvar  sua terra se então sacrificasse sua filha Andrômeda, acorrentada a um rochedo para ser devorada pelo monstro. E assim foi feito.
Entretanto, Andrômeda teve sua vida salva por Perseu, sobrinho do rei de Argos que a encontrou acorrentada enquanto retornava ao lar. Imediatamente Perseu se apaixonou por ela e prometeu resgata-la se seus pais permitissem que se casassem. Cassiopéia e Cefeu concordaram e Perseu matou a fera libertando Andrômeda.


Todavia, seus pais recusaram-se a ceder a mão de Andrômeda depois de vê-la salva. Mas a princesa, também apaixonada por Perseu, partiu com o mesmo sendo assim recompensada pela sua lealdade pela deusa Atena, a qual colocou sua graciosa imagem entre estrelas.


Como forma de homenagear essa bela constelação o artista japonês Kagaya, tendo a mitologia e a posição estrelar como base, criou a bela imagem abaixo:



"Todas as manhãs, quando Eos,
a deusa da aurora vem,
com seus róseos dedos,
gotas de estrelas e orvalho no silêncio, 
a Princesa Andromêda
limpa-se sozinha no lago.

Ela reza,
na água tão pura e tão limpa como ela.
'Que nosso país esteja em paz'

Tudo ocorre
silenciosamente, profundamente e com moderação,
antes que o vento do sudeste,
Euros, venha."

(Kagaya)



* Todas as imagens retiradas do site Google.








Nenhum comentário:

Postar um comentário