sábado, 16 de abril de 2011

O Mundo de Sofia - Sofies verden



O Mundo de Sofia (em norueguês, Sofies verden) de Jostein Gaarder, é um romance da história da filosofia, ou seja, a obra funciona tanto como romance, como um guia básico de filosofia. 
De Demócrito, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Descartes, Spinoza, Marx, Hegel e tantos outros, em um enredo interessante, não apenas  conhecemos a vida desses grandes gênios e suas teorias, mas também temos a oportunidade de  nos compreender melhor e aprendemos a refletir de forma muito diferente sobre o universo que nos permeia.
O enredo tem ponto inicial nas vésperas do aniversário de quinze anos de Sofia Amundsen quando esta começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos... assim, Sofia vive na intensa busca em desvendar as razões e origem dos mesmos.

"A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos (...) E agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar que isso nunca lhe acontecerá?... Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente." (trecho do livro O Mundo de Sofia)


.








Um comentário:

  1. noossa, bem lembrado, esse livro é maravilhoso. Eu li e fiquei com vontade de receber cartas de algum filósofo oferecendo um curso de filosofia. kkkkkkk.

    ResponderExcluir