terça-feira, 19 de abril de 2011

Sacerdotisa e Comandante: Fu Hao - Guerreiras, Cap. 3



Fu Hao foi uma das esposas do rei Wu Ding, da dinastia Shang, por volta de 1200 a.C. Mas o que a torna tão excepcional é que Fu Hao foi também alta sacerdotisa e general militar,  algo incomum para seu tempo.
Pouco se sabe a respeito do início da vida dessa rainha, o que se tem conhecimento é de que o rei Wu Ding com a finalidade de cultivar a fidelidade das tribos vizinhas se casava com uma mulher de cada uma delas. Fu Hao foi uma dessas escolhidas e que soube espertamente se aproveitar desse seu posto.
Essa rainha teve participação ativa em várias campanhas militares, em especial com os vizinhos Tu  que durante muitas gerações foram inimigos ferozes dos Shang. Em uma única batalha os Tu foram vencidos pela força e inteligência da comandante Fu Hao. Além disso, ela ainda liderou outras campanhas contra os vizinhos Yi, Qiang e Ba, em que a batalha contra estes últimos representou a maior emboscada já registrada na História da China. Segundo historiadores, Fu Hao liderou um exército de 13 mil soldados, tornando-se assim a maior líder militar do seu tempo.
Fua Hao não era apenas amada pelo rei, ela tinha a plena confiança deste. Não obstante, Wu Ding consultava os oráculos e conselhos dessa rainha antes de tomar suas decisões.
A importância de Fu Hao transcendeu sua morte. Ela morreu antes de seu marido. Assim, como forma de enaltecê-la, Wu Ding construi um grandioso túmulo onde praticava sacrifícios em sua honra e com o intuito de obter sua ajuda espiritual.
A tumba dessa rainha foi descoberta em Yinxu praticamente intacta e repleta de tesouros de bronze e jade.



(Imagens retiradas do site Google)

Fontes:
http://www.chinese-swords-guide.com/female-warriors-1.html
http://www.colorq.org/articles/article.aspx?d=asianwomen&x=fuhao

A próxima grande guerreira a ser apresentada será a vietnamita Triêu Thi Trinh. AGUARDEM! 


*






2 comentários: