quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Alice no País das Maravilhas" por Salvador Dalí

Indiscutivelmente, sou fã do trabalho de Salvador Dalí.
Dalí  foi um pintor catalão conhecido pelo seu trabalho surrealista. A genialidade desse artista deve-se a excelente qualidade plástica de seu trabalho combinada com imagens oníricas, por vezes, bizarras.
Entre as criações de Dalí no cenário da arte encontram-se as ilustrações de obras literárias (aliás, ele está entre os pintores deste século que mais trabalharam com isso), como: Cantos de Maldoror, A Divina Comédia, Dom Quixote, A Vida é Sonho, Tristão e Isolda, Pantagruel e Alice no país das Maravilhas.
Com relação a Alice no país das Maravilhas, Dalí não a traça como propriamente uma menina, mas uma figura vultuosa, enigmática. Ele se aventura em todo universo simbólico, onírico, abstrato, extravangante desse livro. Sua leitura dessa obra é repleta de obsessões dalinianas, do fantástico e simbolismos.
Grafismos, abstrações, manchas de cor e jogos de sombra pintam o sonho da história de Alice no País das Maravilhas.




Capítulo I - Na Toca do Coelho


Capítulo II - A Lagoa de Lágrimas


 Capítulo III - Um Corre-Corre e Uma História 


Capítulo IV - O Coelho Da Um Teco


Capítulo V - Conselhos de Uma Lagarta


Capítulo VI - Porco e Pimenta


 Capítulo VII - Um Chá Muito Louco


Capítulo VIII - O Campo de Croquet da Rainha

 
Capítulo IX - A História da Falsa Tartaruga
 

Capítulo X - A Quadrilha de Lagostas


Capítulo XI - Quem Roubou as Torta


 Capítulo XII - O Julgamento de Alice


 .

2 comentários:

  1. Coisa muito fina isto, né? Também postei no maçã na lua certa feita! =]

    ResponderExcluir
  2. Ah! Este foi um presente maravilhoso. Não são se sabes mas lá no RL e, aos poucos e com dificuldades tenho postado alguns textos em que interajo com o conto de Lewis Carrol. E amo Dalí, amo de paixão, justamente porque ele parece ter retratado esta mente minha tão surreal. Ver Alice como sempre imagem foi a realização de um sonho. Não conhecia esse lado de Dali também não se pode conhecer tudo. Obrigada minha cara, por esta oportunidade. E grata pela presença constante em meu blog e a divulgação do mesmo. Bj menina. Ah! Gostei da foto que postaste de ti e teus colegas do FALA. Ótima iniciativa. parabeniza os mesmo por mim.
    Dri Bueno

    ResponderExcluir