sexta-feira, 6 de maio de 2011

Senhora da Rebelião: Triêu Thi Trinh - Guerreiras, cap. 4

Senhora da Rebelião, assim ficou reconhecida a vietnamita, do séc. III, Triêu Thi Trinh
Triêu nasceu na província de Thanh Hoa, no norte do Vietnã a qual era controlada pelo Reino Wu, um dos três grandes reinos da China.  Ainda criança Triêu ficou orfã e então passou a viver com o irmão Trieu Qouc Dat. Ao completar vinte anos a jovem de espírito guerreiro ficou horrorizada com a forma que os chineses tratavam sua nação, forma semelhante a que seu irmão lhe  dirigia: como uma escrava.
Assim, a destemida Triêu Thi Trinh fugiu para as montanhas e começou a organizar no meio da selva uma base militar de rebeldes. Com um exército de 1000 guerreiros, entre homens e mulheres, a jovem comandante conseguiu libertar uma área do Vietnã do domínio chinês.
Com apenas 23 anos a jovem já havia batido mais de 30 batalhões chineses, um verdadeiro prodígio no campo militar. 
Ao ir para a batalha Triêu usava uma armadura dourada reluzente e duas espadas e postava-se em cima de um elefante. Perplexos com tamanho heroísmo e ousadia, os soldados chineses ficavam com medo da guerreira vietnamita. Temerosos eles afirmavam: "É mais fácil combater um tigre do que a rainha donzela."
Apesar de os esforços de Triêu não terem libertado de imediato seu país, ela ficou reconhecida na história como Joana D'arc vietnamita.


Fontes:
http://www.pocanticohills.org/womenenc/trinh.htm

(Imagem retirada do site Google) 

A próxima grande guerreira a ser apresentada será Boudicca.
AGUARDEM!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário