domingo, 8 de maio de 2011

A palavra Mãe


Devido a data comemorativa do Dia das Mães, bateu a curiosidade em saber como se fala em outros idiomas esse que é o mantra dos mantras, uma das palavras mais significativas ao longo da vida de um ser humano: MÃE.
Abaixo, uma pequena lista da palavra 'mãe' em outros idiomas e também um texto de Luís Fernando Veríssimo que trata sobre o mesmo tema. 

Alemão - Mutter 
Búlgaro - майка   
Chinês - 母亲 (Mǔqīn)
Espanhol - Madre
Francês - Mère
Grego - Μητέρα
Inglês - Mother
Irlandês - Matha
Italiano - Madre
Japonês - お母さん (Okaasan)
Latim - Mater
Russo - Матери

***************************

MÃE

 [...]
A origem da palavra, aparentemente, é uma só. Em latim 'mãe' é mater, em grego, é meter, em alemão mutter, em inglês mother, em sânscrito ma ou mata, e tudo deve ter começado por um dos sons fundamentais da espécie, que é o do bébé pedindo para mamar. A razão da identificação universal do som 'm' com a mãe a mama da mãe é um daqueles segredos que só os recém-nascidos poderiam revelar, mas eles não falam. Ou falam mas a gente não entende.
Somos 'mamíferos' por um determinismo fónico, e quer você seja irlandês (mathai) ou russo (mat) chamava sua mãe ou pedia o seu peito da mesma maneira, ou quase.
Do latim mater veio, além de 'mãe', 'madre', 'mére' e a sequência 'matriz', 'matrimónio' e 'maternidade', ou, de uns tempos para cá, 'maternidade' e depois 'matrimónio'. Do grego meter veio, entre muitas outras coisas 'metrópole' (cidade-mãe) e 'metropolitano'. Da próxima vez que estiver dentro de um metro, portanto, você pode comparar esta experiência com a de estar dentro da sua mãe e concluir que dentro da mãe estava mais confortável mas não podia descer onde quisesse.
Mater também é a origem de 'matéria', coisa sólida. O tronco do qual nós somos os ramos, a madeira da nossa árvore genealógica. Você que adora ambientes forrados com madeira, que os acha aconchegantes e até maternais, só diz isso porque a madeira não é a sua mãe.
'Matriz' é uma forma, um molde -como o ventre materno. Matrix, em latim, era uma fêmea reprodutora, e até hoje se usa 'matriz' neste sentido na pecuária. 'Matriz' também é a mãe das igrejas. Nos tempos da Igreja Católica, a Mater Ecclesia, a parte central se chama 'nave', que pode vir do grego naus ou do latim navis, já que uma das conõtações simbólicas da Igreja é a barca das almas, a arca da salvação, mas também pode ser do sânscrito nabbhis, de onde vem o inglês navel ou o popular 'umbigo'. De qualquer maneira, tem mãe no meio.
Viva elas, portanto. Se não fossem elas, não estaríamos aqui. Pois não há um entre nós que não seja um pequeno, um médio, um grande ou grandessíssimo filho da mãe. 


(Luís Fernando Veríssimo)



.
 

5 comentários:

  1. Já tínhamos falado sobre isto não? É minha palavra, ou mantra, favorito(a).

    ResponderExcluir
  2. Sim! Já tínhamos falado sobre isso... e foi devido a lembrança dessa conversa que me inspirei a fazer essa pequena pesquisa...

    ResponderExcluir
  3. As palavras parecem surgir de uma fonte comum. Ao menos no ocidente. Mater= madre= mother= materi( russo).

    Seu blogue é muito interessante;)

    ResponderExcluir
  4. Q tal este:
    ad aeternum
    Mãe
    Soaroir 11/5/14


    Toda Mãe é indulgente,
    Eu sou Mãe.
    Logo, mais uma naïf...
    http://pote-de-poesias.blogspot.com.br/2014/05/ad-aeternum.html

    ResponderExcluir