sábado, 10 de dezembro de 2011

Matizes, Gestos, Jeitos, Culturas - Lenine


"Dizem que faço uma música que agrega manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Sons que não se encaixam em um único gênero e desconhecem limites. Eu concordo. Pelo menos, é o que tento!" (Lenine)

Lenine é um cantor, compositor, arranjador, escritor, letrista e músico natural de Recife.
Na infância, Lenine, filho de uma católica praticante e de um velho comunista, costumava ouvir aos domingos o mais variados tipos de música: canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans e mais tarde Hermeto Pascoal e os tropicalistas.
No final dos anos 70 partiu para o Rio de Janeiro devido ao pouco espaço e recursos para música no Recife.
Nessa época, Lenine viveu na companhia de diversos músicos e compositores. Elba Ramalho foi a primeira cantora de sucesso a gravar uma composição sua. Depois vieram tantos outros como O Rappa, Maria Rita, Milton Nascimento.
Lenine foi responsável por produzir 'Segundo', de Maria Rita; 'De uns tempos para cá', de Chico César; 'Lonji', de Tcheka (cantor e compositor de Cabo Verde); e 'Ponto Enredo', de Pedro Luís e a Parede.
Também trabalhou em televisão e foi ganhador de dois prêmios Grammy Latino. O talento de Lenine o levou a ocupar a cadeira 38 como acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Letras.
Eu particularmente amo a voz e as composições de Lenine. Sua voz tem uma cor, um brilho, um timbre singular. É como se no meio de um enorme e luminosa constelação, Lenine fosse a estrela que mais se destaca. 
Ouvir suas composições é abrir portas para ser inundado com as matizes, com os gestos e jeitos de diferentes culturas, em especial a brasileira. É fantástico.




Gostou? Então, acesse:
http://www.lenine.com.br/


(Imagem retirada do site Google)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário