sábado, 24 de dezembro de 2011

Sentidos


É Natal... uma data conhecida pelo mundo todo e uma comemoração que transpôs as barreiras do cristianismo para ser celebrada por muitas culturas, muitos motivos e crenças.
Longe de querer fazer qualquer filosofia, pergunto-me: “Afinal, atualmente, qual é o sentido dessa data?”
O tempo mudou, as pessoas são diferentes, os costumes são outros, interagimos com o mundo de outra maneira. Estamos mais centrados na nossa vidinha e nas preocupações que nós criamos: futuro, dinheiro, status, segurança...
Carregamos esse peso nas costas durante o ano todo até mesmo na festiva data do Natal, pregada por tantos como a oportunidade de se reunir e celebrar com quem amamos.
Mas aí vem todo o ritual capitalista de presentes, os fartos banquetes, a bebida demasiada, as conversas jogadas fora... E o tão esperado momento de confraternização e reflexão, onde fica?! Afinal, você achou tempo nisso tudo para pensar como foi seu ano? Ou melhor, quem foi você esse ano?
Você foi uma pessoa honesta? Você realizou seus desejos com integridade? Estendeu a mão a quem precisava? Coabitou com as demais pessoas do seu universo? Você teve tempo de agradecer todas suas conquistas ou o simples fato de estar respirado?
Você celebrou a simplicidade das flores que despertam na primavera ou a grandeza das cores que se misturam harmonicamente em cada pôr-do-sol?
Choveu, nublou, saiu sol, fez frio e calor... Você teve tempo de se permitir sentir e observar tudo isso? Ou você deixou que seu ano escapasse pelas suas mãos e sua cabeça só se voltasse a uma lista absurdamente gigante de preocupações?
Não, não precisa me responder nada! Apenas sugiro que agora, longe de qualquer culto, de qualquer religião, você aproveite essa data, esse momento de parada para comungar consigo mesmo. Para perceber o quanto a vida lhe foi generosa até agora e o quanto ela ainda será! 
Fale baixinho para a vida o quanto você está grato... e se seu ano não foi bom, quem sabe está na hora de rever sua forma de encarar o mundo... todas as repostas estão dentro da gente, basta apenas que silenciemos nosso mente para ouvir o que nosso coração tem a dizer... A força que modifica nosso destino não vem de fora, mas de dentro de cada um.
Sem julgamentos, sem máscaras, sem nada. Apenas reserve cinco minutinhos desse seu Natal. Tenha um encontro de apenas cinco minutos com sua essência - beija-a em seu rosto; peça perdão pelos erros cometidos; peça força e luz para os passos que ainda serão dados...
O mundo se transforma, nossos hábitos são outros, somos diferentes... o Natal também é... assim como seu significado... E cada qual o encara da maneira que o melhor convém...
Pessoalmente, o sentido do Natal para mim, ao longo de minha jornada, se renovou, transformou. Natal é momento de celebrar nossas vidas, de agradecer o que somos, de refletir o que aprendemos e o que erramos e, acima de tudo, após isso, de transmutar, tal qual a lótus que floresce pura em meio ao lodo.



(Michelle Buss)




.

4 comentários:

  1. Michelle, como sempre, seu texto é lindo. Adorei especialmente a frase: "Fale baixinho para a vida o quanto você está grato... e se seu ano não foi bom, quem sabe está na hora de rever sua forma de encarar o mundo" é de uma poeticidade sem igual. Sobre o que vc falou sobre o capitalismo, lembremos que essa celebração de algo através de troca de presentes e banquetes imensos não vem do capitalismo, mas já na era clássica europeia as pessoas festejavam as saturnais ou bacanais com grandes banquetes comendo e bebendo tudo, durante dias inteiros. Acho que esse tipo de celebração não veio do capitalismo, mas da democracia grega e latina. Esse excesso, esse exagero. Claro, que o capitalismo o transformou, misturando uma data religiosa com uma data do mercado. Aliás, todos os meses temos um dia para o consumo. Acho que o ano todo: dia dos namorados, dos pais, das mães, da criança, páscoa, carnaval, tudo, tudo foi altamente planejado para que tenhamos em cada mês um pico para o comércio. Pode conferir, vá a um calendário e observe que cada mês tem um dia disso. bom. Gostei demais da reflexão e o natal é dia, para mim, de confraternização com minha família, graças à internet eu me sinto mais afastado dela, então o natal é importante porque a gente se reúne e conversa em uma mesa, com um grande banquete, ahuahuauauh, é, minha família éxagerada, temos cervejas e comida para nos mantermos até a celebração do ano novo. kkkkkkkk. Michelle, adoro seus textos, nunca deixe de escrever e feliz natal pra vc também querida.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Eduardo! Grata, grata, grata por teu elogio! Não tenho palavras para descrever minha felicidade pela tua receptividade. Muito obrigada! Adoro teus textos também, muito! E um super feliz natal para ti!

    ResponderExcluir